Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Microchip será obrigatório para todos os bebês #boato

Microchip será obrigatório para todos os bebês #boato

Boato – A partir do dia 1º de maio de 2014, todos os bebês da Europa vão ter um microchip implantado na pele. Até 2017, medida será implantada no mundo todo.

Teorias da conspiração não faltam na internet. Uma das mais recorrentes fala de forma de controle da população por meio dos poderosos do mundo. E se a conspiração tem um toque de religião, então é um prato cheio. Esse é o caso de um texto que circula na internet desde o final de 2013, mas ganhou força em janeiro de 2014.

Uma notícia traduzida de um site italiano chamado Corriere di Roma aponta que a União Europeia adotou uma nova medida: a implantação de chips do tamanho de um grão de arroz em recém-nascidos. De acordo com a publicação (que pode ser lida logo abaixo), a iniciativa começaria a valer em maio de 2014. Leia o texto:

Um chip é um circuito integrado usado em tecido subcutânea. Microchips são aproximadamente do tamanho de um grão de arroz e são baseados em uma tecnologia passiva, “Agora”. Microchips são particularmente úteis em caso de rapto ou crianças desaparecidas. Muitos países já utilizam e exigem o microchip com vacinação.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Em maio de 2014 entrará em vigor em toda a Europa, a obrigação de apresentar as crianças para instalar o microchip sob a pele, que deve ser aplicado em hospitais públicos no momento do nascimento.O microchip em questão é fornecido, bem como uma folha de dados com informações relativas ao indivíduo, (nome, tipo sanguíneo, data de nascimento, etc) também é um poderoso detector GPS que vai funcionar com uma bateria de micro-substituível a cada 2 anos nos hospitais do estado. O chip de GPS está dentro da nova geração e, por conseguinte, permite uma margem de erro de detecção igual ou inferior a 5 metros.

Ele será conectado diretamente a um satélite, que irá gerenciar as conexões. Quem quiser, pode ser implantado gratuitamente (ou implantar seus filhos) microchip, embora nascido, já a partir de 1º de maio de 2014, o preenchimento de um formulário de pedido de adesão da ASL. O CCCP (Comitê Consultivo para o Controle da População) levou em conta a ” obrigatoriedade de instalação de cidadãos nascidos antes dessa data, mas que não se materializa antes de 2017. A instalação será totalmente indolor, graças ao facto de o chip ser implantado sob a pele no cotovelo esquerdo, livres terminações nervosas.

Como você pode ver, a motivação do microchip seria ter uma folha de dados sobre o bebê a ainda conseguir detectar a localização dele. No texto, ainda há a informação de que o chip seria instalado no cotovelo e o processo seria indolor. Além disso, são citados entidades como a ASL e o CCCP.

No Brasil, o texto circulou por blogs de humor (como o Jornal VDD), de teorias da conspiração (como o Libertar.in) e religiosos (como O Correio de Deus). O tema microchip é ligado à religião porque ele seria a chamada “marca da besta” que é citada no último livro da Bíblia, o Apocalipse.

Porém, o tema não foi citado em nenhum site de notícias. Esse é o primeiro indício de que a história cheira a balela. Imagina o debate do gasto do dinheiro público para uma medida desnecessária como essa. Será que não renderia uma boa matéria em qualquer veículo de comunicação do mundo?

A coisa começa a ficar mais clara quando analisamos as entidades citadas. Ao buscar no Google ASL, encontramos a Americana Signs Language (ou língua americana de sinais). Já ao buscar CCCP, encontramos a antiga União Soviética.  Aliás, não existe Comitê Consultivo para o Controle da População. A Europa, inclusive, enfrenta há muitos anos problemas com o crescimento da população. Tanto que muitos países incentivam as pessoas a terem filhos como mostra esta matéria do G1. 

Todos esses fatos juntamente a um texto cheio de erros (parece que foi traduzido no Google Translate) apontam para mais um boato a respeito da tal marca da besta ou microchip. Concluindo, a notícia é falsa.