Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Cientistas criam híbridos de humanos com animais #boato

Cientistas criam híbridos de humanos com animais #boato

Boato – Cientistas em vários países criam híbridos de pessoas e de animais que podem lançar o pânico na sociedade. Nos últimos 10 anos, o progresso no campo da engenharia genética espantou os cientistas.

A tecnologia nos impressiona cada vez mais, não é mesmo?  Às vezes para o bem, mas às vezes tende para o pânico. Animais clonados e geneticamente modificados nos fazem pensar o limite da ciência e consequências disso. Um texto que circula na internet diz que é possível criar híbridos de pessoas e de animais e isso realmente assusta quem lê. Essas espécies seriam como trans-espécies, entre um animal e um humano. Trecho do texto diz:

Hoje, a criação de novas formas de vida tornou-se acessível mesmo a estudantes em condições caseiras. Infelizmente, as leis não conseguem acompanhar os jogos dos cientistas. Por sua vez, estas novas formas de vida não são ilegais, mas podem representar perigo para a sociedade. É impossível prever o que acontecerá se elas começarem a multiplicar-se, mas os cientistas de todo o mundo querem apenas descobrir a sua nova criação para o mundo: descobrir aquilo que ainda recentemente parecia ser fantasia absoluta.

O texto ganhou popularidade no Brasil após ser publicado na versão em português do site Voz da Rússia. Acompanhado ao texto (carregado de teorias da conspiração), há imagens apavorantes de seres que misturam a aparência de humanos com a de animais.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mas calma, o texto é apenas um boato, não precisa ficar com medo. A primeira imagem é de um animal com traços de mulher e de cão, e até mesmo porco, devido ao focinho. A imagem choca, mas também causa dúvida, que é desvendada facilmente. Apesar de parecer mesmo com algo real, não se passa de uma escultura da artista Patricia Piccinini, de uma exposição feita em 2003, com o título “We are Family”. Esse link em inglês do Livescience fala sobre a origem das imagens.

Há mais imagens de híbrido entre humano e animais ao longo do texto, e elas até mesmo podem servir como um alerta no campo da manipulação genética, porém, não são reais. Mas é claro que atraem a curiosidade de quem vê.

O texto também cita algumas fontes de informações, porém, não traz nenhum link direto para checagem de notícias. Há apenas vagas frases que dizem “Segundo a página do Lifenews.com” ou “A página Thetruthwins.com assinala que”. Porém, numa busca rápida no Google sobre o assunto + essas páginas citadas, não encontramos referências, a não ser textos publicados com a mesma notícia do Voz da Rússia.

O assunto já está na mídia há algum tempo, em 2005, foi publicada uma notícia na National Geographyc (em inglês), com o título “Híbridos de animais e humanos provocam controvérsia”. A matéria fala sobre experimentos com animais e humanos e que as primeiras “quimeras” humano-animal criadas teriam sido feitas em 2003, através de cientistas chineses do Shanghai. Porém, nada chega perto ao que sugere o texto do hoax e as imagens.

Concluímos que, através das pesquisas divulgadas, realmente não existem os supostos híbridos entre humanos e animais, muito menos os das imagens reproduzidas no falso texto. Esse tipo de informação trata-se mais de uma suposição que assusta as pessoas, é claro, quem não se assustaria com uma meia-mulher, meio-porco, meio-cão, no meio de nós?! Mas a ciência ainda não está criando isso (ou pelo menos divulgando), e por enquanto, podemos ficar tranquilos. Ufa!