Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Foto da Nasa mostra esqueleto em Marte, diz boato

Foto da Nasa mostra esqueleto em Marte, diz boato

Boato – Imagem divulgada pela agência espacial norte-americana mostra fóssil de uma criatura que comprova vida fora da Terra.

Marte faz parte da Terra muito mais do que se imagina. O planeta vermelho figura entre os mais famosos do nosso Sistema Solar e já aterrorizou muita gente por aí. Sempre relacionado à ideia de que lá seria a casa ideal de extraterrestres, Marte é personagem recorrente em histórias de invasão. Orson Welles e sua narração catastrófica de Guerra dos Mundos que o digam.

Mentira: Imagem tirada pelo robô Curiosity comprova que já houve vida em marte
Mentira: Imagem tirada pelo robô Curiosity comprova que já houve vida em Marte

Assim como as pessoas costumam ser bastante supersticiosas sobre a vida após a morte, a vida fora do nosso planeta também é assunto batido, discutido e nunca conclusivo. Teóricos da conspiração, ufólogos e afins acreditam firmemente que não estamos sozinhos no universo e aí, basta uma faísca para que o ‘talvez’ se torne ‘certeza’.

Pois essa semana apareceu uma faísca incendiando esse assunto na internet. Uma imagem feita pelo robô Curiosity, da Nasa, deixou muita gente de cabelo em pé e crentes firmemente convictos de que já existiu vida em Marte. Publicada no O Globo, a história se espalhou muito rápido e foi replicada por diversos sites.

Leia o texto:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

‘“Esqueleto” em Marte prova vida fora da Terra?

Um “esqueleto” achado no solo de Marte seria, de acordo com entusiastas da vida fora da Terra, a prova que alienígenas viveram no Planeta Vermelho.

A imagem foi feito pelo robô Curiosity, da Nasa (agência espacial americana):

O suposto “esqueleto” teria sido fossilizado em duas partes.

Em reportagem do “Mirror”, Jeffery Pritchett, conhecido teórica da conspiração, disse acreditar que “os restos fossilizados são de uma criatura”.

O Curiosity está em Marte desde agosto de 2012.

Esta não é primeira vez que estruturas “estranhas” em Marte alimentam as teorias de vida fora da Terra.’

Antes da empolgação (ou desespero), somos obrigados a dizer que essa história não prova que houve vida em Marte. O texto publicado no blog Page Not Found, do colunista do O Globo, Fernando Moreira, só indica que a foto empolgou quem acredita em extraterrestres e não que a coisa toda é real.

Acontece que na web já tem muita gente afirmando que a foto indica a existência de vida lá fora. Não, na verdade a imagem em zoom foi feita por um usuário do Youtube, que avistou o tal esqueleto na foto da Nasa e pronto, fez-se vida em Marte. E a Nasa? Não fez nenhum comentário sobre esqueletos ou algo do tipo.

Aliás, o marco zero dessa história é nosso conhecidíssimo The Mirror, que já apareceu várias vezes aqui no Boatos.org. Basta ler o texto do site britânico para perceber uma história bem tendenciosa e sem provas.

E vale esclarecer: não estamos descartando que em algum lugar desse universo infinito não exista mais nada ou ninguém, mas, neste caso, uma imagem ampliada não prova vida fora daqui.

Aí é questão de raciocínio lógico, quando uma história não é verdadeira, por consequência ela é falsa, portanto, boato.