Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Foto da Nasa mostra esqueleto em Marte, diz boato

Foto da Nasa mostra esqueleto em Marte, diz boato

Boato – Imagem divulgada pela agência espacial norte-americana mostra fóssil de uma criatura que comprova vida fora da Terra.

Marte faz parte da Terra muito mais do que se imagina. O planeta vermelho figura entre os mais famosos do nosso Sistema Solar e já aterrorizou muita gente por aí. Sempre relacionado à ideia de que lá seria a casa ideal de extraterrestres, Marte é personagem recorrente em histórias de invasão. Orson Welles e sua narração catastrófica de Guerra dos Mundos que o digam.

Mentira: Imagem tirada pelo robô Curiosity comprova que já houve vida em marte
Mentira: Imagem tirada pelo robô Curiosity comprova que já houve vida em Marte

Assim como as pessoas costumam ser bastante supersticiosas sobre a vida após a morte, a vida fora do nosso planeta também é assunto batido, discutido e nunca conclusivo. Teóricos da conspiração, ufólogos e afins acreditam firmemente que não estamos sozinhos no universo e aí, basta uma faísca para que o ‘talvez’ se torne ‘certeza’.

Pois essa semana apareceu uma faísca incendiando esse assunto na internet. Uma imagem feita pelo robô Curiosity, da Nasa, deixou muita gente de cabelo em pé e crentes firmemente convictos de que já existiu vida em Marte. Publicada no O Globo, a história se espalhou muito rápido e foi replicada por diversos sites.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Leia o texto:

‘“Esqueleto” em Marte prova vida fora da Terra?

Um “esqueleto” achado no solo de Marte seria, de acordo com entusiastas da vida fora da Terra, a prova que alienígenas viveram no Planeta Vermelho.

A imagem foi feito pelo robô Curiosity, da Nasa (agência espacial americana):

O suposto “esqueleto” teria sido fossilizado em duas partes.

Em reportagem do “Mirror”, Jeffery Pritchett, conhecido teórica da conspiração, disse acreditar que “os restos fossilizados são de uma criatura”.

O Curiosity está em Marte desde agosto de 2012.

Esta não é primeira vez que estruturas “estranhas” em Marte alimentam as teorias de vida fora da Terra.’

Antes da empolgação (ou desespero), somos obrigados a dizer que essa história não prova que houve vida em Marte. O texto publicado no blog Page Not Found, do colunista do O Globo, Fernando Moreira, só indica que a foto empolgou quem acredita em extraterrestres e não que a coisa toda é real.

Acontece que na web já tem muita gente afirmando que a foto indica a existência de vida lá fora. Não, na verdade a imagem em zoom foi feita por um usuário do Youtube, que avistou o tal esqueleto na foto da Nasa e pronto, fez-se vida em Marte. E a Nasa? Não fez nenhum comentário sobre esqueletos ou algo do tipo.

Aliás, o marco zero dessa história é nosso conhecidíssimo The Mirror, que já apareceu várias vezes aqui no Boatos.org. Basta ler o texto do site britânico para perceber uma história bem tendenciosa e sem provas.

E vale esclarecer: não estamos descartando que em algum lugar desse universo infinito não exista mais nada ou ninguém, mas, neste caso, uma imagem ampliada não prova vida fora daqui.

Aí é questão de raciocínio lógico, quando uma história não é verdadeira, por consequência ela é falsa, portanto, boato.