Evo Morales vai invadir o Brasil? Entenda o caso

By | 25/08/2015

Uma fala infeliz de Evo Morales causou um turbilhão na internet. No meio desse “aumento, mas não invento”, o Boatos.org vai explicar o caso para vocês.

Nos últimos dias, o Boatos.org recebeu diversos pedidos de leitores para apurar a história que aponta que o presidente da Bolívia, Evo Morales, teria planos de invadir o Brasil para defender o governo de Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores no caso de golpe militar.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Evo Morales iria invadir o Brasil, diz boato

Evo Morales iria invadir o Brasil, diz boato

Junto aos pedidos de apuração, os leitores nos enviaram um vídeo da Telesur no qual Evo Morales faz um discurso inflamado justamente falando em defesa “da democracia” e que colocar as Forças Armadas da Bolívia se fosse preciso. Nas nossas apurações, chegamos à conclusão de que Evo Morales realmente deu essa declaração infeliz. Assista no vídeo abaixo (em espanhol):

Normalmente, nós do Boatos.org ignoramos a pauta quando isso acontece. Temos como principal missão desmentir informações falsas e nesse caso poderíamos confundir vocês ao falar que a história é verdadeira. Porém, resolvemos escrever o texto para explicar o que há de verdade e mentira na história da invasão de Evo Morales ao Brasil. Então, vamos aos fatos:

1) Evo Morales falou sobre golpe de estado no Brasil

O vídeo e a matéria da Telesur comprovam que Evo Morales realmente fez uma defesa pública de Dilma e do Partido dos Trabalhadores. Talvez até ele esteja desinformado achando que há alguma chance de golpe de estado no país, mas sim ele falou sobre o assunto.

2) Evo não falou em invasão ao Brasil e nem em militares

Assistimos muitas vezes o vídeo de Evo Morales e em nenhuma vez ele fala sobre golpe militar. O que ele chama de “golpe de estado” seria o impeachment de Dilma (o que só poderá acontecer por vias legais e aí não seria golpe). Também não falou nenhuma vez em invadir o Brasil.

3) Mesmo que tivesse “golpe”, Evo não invadiria o país. Se invadisse, perderia feio

Apesar de ter falado “com orgulho” sobre “defender a democracia”, mesmo que ocorresse um golpe militar Evo não conseguiria fazer nada com o Brasil. Esse texto da Revista Mundo Estranho aponta que o efetivo boliviano tem 25 mil homens. Muito menor do que o do Brasil, que é no mínimo dez vezes maior. Evo não seria louco (ou burro) de entrar em uma guerra dessas.

4) Não haverá golpe militar no Brasil

Um detalhe: não há a mínima chance de golpe militar no Brasil. Apesar de uma minoria barulhenta pedir a volta dos militares ao poder, é improvável que isso aconteça. Até os próprios militares acham improvável que isso aconteça como é possível ver o que foi dito no encontro de generais da reserva. 

Concluindo: Evo Morales falou sobre o Brasil e defendeu Dilma publicamente. O resto é balela, exagero e lenha na fogueira.

Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Alder Silva, Neiva Camargo e Marcia Barth . Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

11 thoughts on “Evo Morales vai invadir o Brasil? Entenda o caso

  1. marcelohenriquedellapoor

    Agora essa baboseira ate parece ter base, mas como nos somos mesmos levados a todo tipo de fantasia, a magica politica e religião filmes de capitão América e liga da justiça esta dentro de nosso estado laico sem patriotas de verdade, restou isso para que o povo agora preste, mas atenção na ameaça da Venezuela, enquanto nosso congresso trabalha para elite internacional, a OTAN e BID privatização, pois pagamos os maiores impostos pelos gastos superfaturados em obras de casas populares defeituosas estádios hospitais quebrados tudo isso pela maquina privativa ligada aos políticos favorecidos pela elite, e fora o golpe militar 1964 impostos pela CIA e apart dos anos 1976 militares começaram revolução politica patriótica ate que forças da OTAN pressionaram para que esta praga capitalista democrática tirasse nossa soberania, pois Amazônia esta na mão de nações que ainda devemos, seria hilário vê mesmo votando não teria importância estamos nas mãos das elites, assim os maestros desta elite tem convenio com o congresso que por sua vez segue as regras dos que invadem nações para roubar petróleo e vender armas, você conhece alguém de favela que não tem condição nem de compra uma bicicleta, como poderia no mercado negro obter pistola no valor 15.000,0 a 25.000,00 ou um fuzil de 60.000,00 a 80.000,00 reais que na maioria são procedência americana, em fim uns dizem são assaltos, bom alguns furtos são feitos, mas não está ligado a casos isolados de pequenos furtos, o mercado paralelo são os que movimentam milhões de dólares pela desgraça de muitos, então você acha que o congresso não tem vínculos com poderosos quarteis ate grandes empresas de armas, 55% do lucro e nos EUA provem de armas, a reportagem usada para desviar o que os políticos estão fazendo. Agora qual será o próximo salvador da pátria? (PUB) (PMDB), (PSDC)-(PSD)-(REDE)-(NOVO)-(SD)-(PROS)- (PEN)-(PPL)- (PSD) -(PR) -(PSOL)- (PRB) -(PSL) -(PTN) -(PCO)- (PSDC)- (PHS)- (PRTB) -(PCB) -(PSTU) -(PP)- (PTDOB) -(PV)- (PPS)- (PRP)- (PMN)- (PSC)- (PTC)- (PSDB-) (PSB) (PCdoB)- (DEM) -(PT)- (PDT) -(PTB) isso cabide de emprego, sem precedentes, mas será democracia na ideologia existente em sua prática? Esses sim são os vilões que influência políticas do nosso Brasil, mas hostil ao compromisso da ordem e progresso. Quem será o libertador, Dom Pedro I sentado num cavalo com 300 cavaleiros contra 1.500 soldados da infantaria e mais de 6 canhões de Portugal, você acredita mesmo nessa historia, cara tudo e uma jogada, quem joga bem ganha quem não joga perde…

    Reply
  2. Neto

    Senhores brasileiros , abram os olhos! pois os militares brasileiros nem sabe atirar de fuzil! Eu militar a 7 anos só sei pintar parede e dirigir sicuton ,então abram os olhos maior dogue a cara, porque um milita do exército deles podem matar mil soldado brasileiro, enquanto nossos soldados troca o carregador , não falo isso desmoralizando a força brasileira mas é a realidade procurem imfoaçoes pios todos nós temos o direito

    Reply
  3. Sheilla Leão

    Dia tenso hoje… você falou que num teria chances de haver golpe, estamos em 88 28 e não estou muito bem com este resultado.

    Reply
    1. Lucas Antonio

      Amigo, saiba de uma coisa: EUA é o país com maior poderio bélico do mundo. Se eles realmente viessem para a parte sul do mundo, não só pegariam os tais “comunistas” como também o Brasil por completo dizendo que é um ato de prevenção, lembro-me de Cuba… hehehe.

      Reply
  4. jorge antonio tristao

    nos brasileiros samos fortes nao podemos aceita desaforos de um paiz que é a capital da cocaina que invenena nossos irmaos

    Reply
  5. simone

    Espero sinceramente que haja a intervenção militar e desta forma o Brasil tenha a sua honra resgatada diante do mundo… A única forma do Brasil voltar a ser um país de ordem e progresso é através do militarismo… que assim seja peço ao Senhor meu Deus… porque amo minha bandeira !

    Reply
    1. Lucas Antonio

      Inútil seu comentário, joga no lixo. Volte a ler os livros de história, ou melhor, (se houver intervenção militar) nem livros você terá. Gente ignorante.

      Reply
  6. Rafael

    Não sejamos ingênuos, o vocabulário da esquerda atualmente equivale “impeachment” e “golpe”. É uma ameaça clara aos que estão querendo o impeachment.

    Para que a diferença de número entre o exército boliviano e o brasileiro tenha alguma relevância, tem que haver interesse de conflito da parte do exército brasileiro, e para isso, as Forças Armadas teriam que agir independente da vontade do Estado, que atualmente está mais voltado à intenção de proteger a Dilma do “golpe”.

    De qualquer forma, não acredito que o Evo arriscaria tal atitude, mas vamos encarar: o que foi feito é uma ameaça aos que clamam pela saída da presidente.

    Reply
  7. Ale

    É extremamente triste mas ao mesmo tempo engraçado o que a falta de profundidade, de pensamento lógico e conhecimento causam em nós brasileiros. A vezes o que se vê é uma assombrosa e superficial perspectiva sobre as coisas. Somos cheios de crendices e boataria barata. Crentes em conspirações do tipo: eles querem roubar o Brasil. kkkkk . Desculpe ser repetitivo mas é a clara falta de leitura e educação!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *