Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Brasil vai construir embaixada para terroristas da Palestina?

Brasil vai construir embaixada para terroristas da Palestina?

Boato – Governo do Brasil está construindo uma embaixada para terroristas do Hamas da Palestina.

Em tempos de mundo globalizado, em que internet é ferramenta de disseminação de informação, a ignorância se espalha sem controle ou filtros. Na era dos compartilhamentos e curtidas em que um ‘enter’ é o suficiente para disponibilizar o que se queira na web, pessoas usam a facilidade para espalhar ódio, inquietação e intolerância.

Vídeo anuncia construção de sede do Hamas em embaixada do Estado da Palestina no Brasil
Vídeo anuncia construção de sede do Hamas em embaixada do Estado da Palestina no Brasil.

Com mentiras e informações erradas, tem gente que anuncia o fim dos tempos, uma cura inesperada ou a invasão do país. Pois essa última situação está em alta no momento. Há um mês, esclarecemos aqui a história de que a Bolívia enviaria tropas para o Brasil e agora, dois vídeos anunciam que terroristas palestinos estão construindo uma base militar em Brasília com o consentimento do Governo Federal.

Segundo vídeos explicativos divulgados no Youtube e no Facebook, o Governo Federal doou um terreno à Palestina para a construção de uma embaixada em nosso país. No entanto, o local é, na verdade, um forte militar para a instalação de terroristas do Hamas que matarão cristãos no Brasil.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Confira um dos vídeos que já rendeu mais de 3 mil compartilhamentos:

A baboseira de tais vídeos só não recebe selo de 100% mentira porque de fato a doação do terreno aconteceu. Em 2009, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados votou a favor da doação do terreno para a construção da primeira embaixada palestina nas Américas.

Antes de prosseguir com o desmentido, vale o esclarecimento histórico. A doação para a criação da embaixada foi pedida pelo líder da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, codetentor do Nobel da Paz e um dos líderes do Fatah, grupo político-militar que defende o reconhecimento do Estado da Palestina e o fim do conflito armado contra Israel.

Diferentemente de seus opositores, o Hamas –  grupo político-armado que não aceita a divisão do território palestino e criação de Israel estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 1947 –  foi o Fatah e a Autoridade Palestina que estiveram à frente das negociações para a construção da embaixada no Brasil.

A doação e início das construções nunca foi segredo, notícias sobre o assunto saíram em grandes sites como O Globo, com direito a agradecimentos do presidente da AP, Mahmoud Abbas.

Logo, não há fundamento algum nos argumentos rasos apresentados nos vídeos, nem prova de que estão construindo uma base militar do Hamas no Brasil. Uma embaixada é a representação de uma nação em outra e serve para tratar de assuntos do interesse de seus conterrâneos.

Considerando as dificuldades enfrentadas por grande parte da população palestina por causa dos conflitos armados que a região enfrenta há pelo menos 40 anos, uma embaixada aqui tem mais a ver com humanidade e reconhecimento político do que com morte e terrorismo.

Só a título de curiosidade, palestino não é sinônimo de terrorista, apoiador do Hamas e defensor do extremismo. Assim como muçulmano não significa ser adepto do Estado Islâmico e pregar o extermínio do mundo cristão.

Vídeos sem qualidade, gravados por pessoas que sequer se identificam e não fazem nada a não ser acusações e divulgação gratuita de preconceito e xenofobia, não deveriam ganhar compartilhamentos e curtidas. Deveriam ser banidos da internet e reconhecidos como conteúdo ofensivo. Não à toa, um deles foi feito pelo mesmo ‘patriota’ que humilhou haitianos em um posto de gasolina no Rio de Grande do Sul.

Há pouco mais de um mês o Vaticano, sede da Igreja Católica, assinou acordo que reconhece o Estado da Palestina. Se em nome da paz, o Papa, líder de mais 1,2 bilhões de católicos no mundo decidiu apoiar a resolução das desavenças entre Palestina e Israel, porque uma embaixada é sinal de fim dos tempos aqui?

Antes de crer em informações rasas, precisamos estudar mais história, ler mais notícias e principalmente, controlar esse ímpeto devastador de aceitar e compartilhar inverdades.

Esse artigo foi uma sugestão dos leitores T. Cappelani, Elisa Pauly. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.