Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Armazenem comida e água em casa para o que se aproxima, diz alerta falso

Armazenem comida e água em casa para o que se aproxima, diz alerta falso

Boato – Uma grande crise mundial virá e você deve armazenar comida e remédios para sobreviver.

“O fim está próximo”. Quantas vezes você não ouviu essa frase? E como é possível perceber, o fim não chegou (apesar de que está prometido para o mês de setembro deste ano). Para além dessa promessa religiosa, um outro alerta para este mês tem chamado atenção na internet.

Damian McBride faz alarme alarmista
Damian McBride faz alarme alarmista

Vinda do britânico Damian Mcbride, uma série de postagens da internet aconselha que as pessoas armazenem água, alimentos e outros materiais para o que está por vir: de acordo com ele, o caos total. A história surgiu no Twitter, parou em portais da Inglaterra e Europa e chegou ao Brasil por meio de sites alternativos como o “A Nova Ordem Mundial”. Leia trechos do texto:

Armazenem comida e água em casa para o que se aproxima

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

No próximo mês, comecem a estocar alimentos essenciais e não perecíveis (grãos e enlatados), remédios de uso contínuo, produtos de limpeza pessoal e água mineral (estoque água de torneira também – enquanto ela existe);Se possível, comprem máscaras de gás, reforcem trincas e portas; Se puderem também, regularizem todas as suas pendências financeiras; Para o carro, façam uma pequena reserva de combustível (se tiver local para guardá-lo); Mantenham-se atentos aos filhos, quando as coisas ficarem perigosas, não os leve para a escola. Se você trabalha no centro de uma grande cidade (SP,RJ,BH,POA,Ctba), comece a considerar a possibilidade de sair desta região e a procurar outras locais.

Damian Mcbride, um ex-assessor do primeiro ministro britânico Gordon Brown, aconselha que as pessoas armazenem comida enlatada e água engarrafada, já que, segundo ele, as bolsas do mundo todo estão ao ponto de cair. Damian McBride, insinua que a queda das bolsas de valores poderiam dar lugar a distúrbios civis ou outras situações nas quais não seria razoável sair de casa.

“Dica N° 1 para o desastre que se aproxima: guardem dinheiro em espécie em um lugar seguro; Não estejam seguros de que os bancos e caixas eletrônicos estarão abertos, ou que os cartões de crédito funcionarão.”

“Dica N°. 2: Você tem água engarrafada, produtos enlatados e outros artigos essenciais suficientes para viver um mês trancado em casa? Se não tiver, compre-os agora”.

“Dica N°. 3: Combine um ponto de reunião com seus entes queridos em caso dos meios de transporte e as comunicações serem cortadas; um local onde possa cuidar de todos”.

Como esses textos de teorias da conspiração são gigantescos e um tanto confusos, cortamos muito do que estava escrito e ainda ficou grande. Mas para desmentir a história, vamos por partes.

A primeira coisa a se falar é que realmente os tuítes de McBride aconteceram e que realmente ele trabalhou no governo britânico. Sobre o texto descrito acima, apenas a segunda parte é do conteúdo publicado por McBride. A primeira parte foi obra do blogueiro que postou a história no Brasil. Divididas as informações, vamos aos fatos.

Sobre o que foi publicado por McBride. Ok. Ele até teve um cargo de respeito (apesar de que saiu após denúncias), mas tantas outras pessoas de respeito nada falaram a respeito de armazenar comida. Além disso, em caso de um crash nas bolsas mundiais, não vai sumir comida de um dia para outro. Faltam elementos que realmente atestem a teoria das quebras das bolsas de valores do mundo. Apesar de a China realmente ter passado por algumas baixas, é improvável que isso se torne uma crise que traga a miséria a todos.

Sobre a primeira parte (a produzida por aqui): dá para sentir o tom alarmista e genérico da mensagem. Como assim “se preparar o que vir” e como assim sair das grandes cidades. Sinceramente, a história não faz muito sentido. E claro, nenhum analista brasileiro falou sobre a possibilidade de “a coisa” vir para o Brasil. Se já difícil acreditar no alarde britânico, mas difícil é crer na versão tupiniquim.

Concluindo: por falta de provas e excesso de alarmismo, concluímos que o conselho de armazenar comida, água, remédios em casa não passa de teoria da conspiração. Para vocês, temos outro conselho: palma, palma, não priemos cânico.