Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vírus “brasileiro idiota” pode apagar o seu HD, diz alerta falso

Vírus “brasileiro idiota” pode apagar o seu HD, diz alerta falso

Boato – Mensagem que fala mal do Lula, repassada nas redes sociais, é um vírus que apaga o disco rígido do computador.

A internet está cheia de gente disposta a nos ajudar. Só não tem mais gente de boa índole que no céu, acreditem. São pessoas dispostas a nos alertar sobre sequestradores de crianças, que te ensinam a chamar a polícia secretamente em casos de assaltos e que até mostram como evitar doenças.

Alerta falso fala de vírus que destrói HD
Alerta falso fala de vírus que destrói HD

E como não podia ser diferente nessa era tecnológica, também tem os entendedores que nos protegem de cair em armadilhas da web, como os vírus de computador. O alerta da vez fala para não abrirmos ou clicarmos na mensagem ‘brasileiro idiota’ se recebida no celular, Facebook ou e-mail.

Trata-se de um disfarce para um vírus horrível que apaga todo o disco rígido do computador, sem volta ou concerto. Confira o aviso:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

U=R=G=E=N=T=I=S= S=I=M=O                   

Fiquem atentos nos  próximos  dias!  Não abram nenhuma  mensagem e/ou arquivo que fale mal do Lula com o nome “BRASILEIRO IDIOTA”, Independente de quem a enviou,  é um  vírus que ‘abre’ uma tocha  olímpica que ‘queima’ todo o  Disco  rígido do computador. Este vírus virá de uma pessoa conhecida que tem seu nome em sua Lista  de endereços, por isso você deve enviar esta mensagem a  todos os seus contatos. É preferível receber 25 vezes esta mensagem, do que receber o vírus e abrí-lo. Se receber a mensagem chamada ‘BRASILEIRO IDIOTA não a abra e apague do seu computador imediatamente! É o pior vírus anunciado pela CNN e classificado pela Microsoft como o mais destrutivo que já existiu. Ele foi descoberto ontem à tarde pela McAfee e não existe Anti-vírus para ele. O vírus destrói o v Zero do Disco Rígido, onde as informações vitais de seu funcionamento são guardadas. Repassando.

Urgentíssimo é dizer que esse alerta é mentira. E pior, é velho. Em buscas na internet encontramos esse aviso correndo a web em 2009 e 2010. Além disso, o aviso também não é original, salvo algumas mudanças, ele também foi repassado com os nomes ‘Última de Atenas’, ‘Innovation’ e ‘Bíblia dos Monges’.

Seguindo com as farsas, não houve aviso nenhum da CNN, nada sobre classificação da Microsoft e nem descoberta feita pela McAfee. Como é típico de boatos na internet, esse alerta anuncia meios importantes, mas não comprova nenhum deles. Cadê a matéria da CNN? Onde está que a McAfee descobriu o vírus?

Assim como esses avisos confusos e sem data certa, a mensagem afirma que o vírus foi descoberto ‘ontem à tarde’. Resta saber se foi ontem (segunda-feira, 14 de setembro) ou ontem cinco anos atrás, lá em 2010.

Também é muito difícil apagar dados do HD do computador de modo definitivo e irreparável. Tecnicamente falando, é necessário um processo cuidadoso e devidamente compatível com a máquina para ser bem sucedido.

E deixemos claro que existe conteúdo útil na internet, o Boatos.org, por exemplo. Mas, constantemente comentamos que textos com tons alarmistas do tipo ‘urgentíssimo’ e que pedem para serem repassados geralmente são pegadinhas da web. É preciso saber discernir.

No fim, tranquilizem-se e não caiam nesse aviso, porque a única classificação possível para o vírus ‘brasileiro idiota’ é: falso.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Ilton. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.