Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > 7 alertas falsos de vídeos “com vírus poderoso que formata celular”

7 alertas falsos de vídeos “com vírus poderoso que formata celular”

Dança do Marcelo Careca, Mariana e a Caneca, Prenderam o Lula… o que não falta no WhatsApp são alertas de vídeos que seriam “vírus que formata celular”. Veja lista de sete balelas.

A nova onda da boataria online está nos alertas de vídeos que seriam, na realidade, vírus mortais que formatam o telefone celular das pessoas. Funciona assim: uma pessoa posta um alerta, diz que viu em algum veículo da mídia e pede compartilhamento. Invariavelmente, o texto tem ficado assim:

Vídeo: Boatos.org explica por que estes vídeos não podem hackear celulares

Por favor, informe todos os contatos de sua lista para não abrir um vídeo chamado “(nome do vídeo)”. É um vírus que formata seu celular. Cuidado é muito perigoso. Eles anunciaram hoje na (nome da empresa de mídia). Envie esta msg para os muitos grupos que você puder avisa

A receita, à primeira vista simplória, sempre dá certo. Tanto que histórias como “Mariana Briga por Caneca”, “Dança do Marcelo Careca” e outras viralizam na internet e WhatsApp. Não pelo vídeo em si (que na maioria das vezes nem existe ou existia), mas sim pelo alerta falso. Para você ficar por dentro do assunto, separamos 7 desses alertas (falsos( de vídeos. Desta vez, vamos fazer em ordem cronológica (com exceção do último):

7 alertas falsos de vídeos “com vírus poderoso que formata celular”

1 – Mariana briga com vizinha por caneca – outubro de 2015

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O primeiro destes boatos que tivemos registro é de outubro de 2015. À época, começou a circular na internet um alerta sobre um vídeo chamado “Mariana briga com vizinha por caneca”. No alerta, ainda não havia à fonte da mídia para falar do assunto. Leia o nosso desmentido aqui.

2 – A Dança do papa – janeiro de 2016

Quem não gostaria de ver o papa Francisco dançando? Em janeiro de 2016, muita gente se segurou e evitou ao máximo de assistir ao vídeo ao saber que, de acordo com o boato, poderia ser um vírus mortal de celular. Nesta versão, o veículo de mídia já estava aparecendo: foram citadas “rádios dos EUA”. É claro que a história também é falsa. Entenda o caso

3 – Ventiladores cancerígenos – início de setembro de 2016

Depois da história da Mariana e do papa, os alertas sobre vídeos “mortais” deram um tempo. Porém, em setembro de 2016, a onda recomeçou. Desta vez, a criatividade foi longe: falou-se em “ventiladores cancerígenos” (seja lá o que isso signifique). O texto estava um pouco diferente dos outros. De uma forma ou outra, viralizou e, claro, o alerta era falso.

4 – Dança do Marcelo Careca – final de setembro de 2016

A primeira das versões do texto do boato “como vemos hoje” (com o “passou na TV Globo”) apareceu no final de setembro de 2016. O alerta de vírus era para o vídeo “dança do Marcelo careca”. Isso fez com que muita, mas muita gente se segurasse e pensasse duas vezes antes de assistir vídeos de carecas dançando (sucesso entre “tios e tias” da internet). Fizeram à toa, porque o alerta era falso. Entenda

5 – Estado Islâmico domina a França – início de novembro de 2016

Mais uma vez, o Estado Islâmico causou pavor nas pessoas. Porém, não foram ações do grupo terrorista que fizeram a população ficar com medo e sim o alerta de um vídeo que seria do grupo dominando a França. Assim, como a “dança do Marcelo careca”, a versão apontava que “tinha passado na TV Globo”. E assim como os outros, é falso. Entenda o caso.

6 – Prenderam o Lula – meio de novembro de 2016

A última das histórias registradas (com certeza não será a última) dá conta que um vídeo “Prenderam o Lula” também teria vírus. Assim como os outros, narra uma situação que não aconteceu (até novembro de 2016) e também é falso. Entenda o último dos nossos casos (até o momento).

7 – Brasileiro idiota – a origem do alerta falso (ou não)

O sétimo item da nossa lista existe há muito tempo na internet. Ele era sobre o “vírus brasileiro idiota”. Ele é tão velho que fala em “formatar o HD do computador”. Também fala que “a CNN alertou para o vírus”. Ou seja, tudo que vemos, de forma mais sucinta, no WhatsApp, já rolava nos computadores Brasil afora. Entenda o caso.