Ative videochamadas no WhatsApp e Wi-Fi grátis por convite #boato

By | 16/11/2016

Boato – É possível ativar Wi-Fi grátis no celular e videochamadas no WhatsApp por meio de convite. É só clicar em um link enviado pelo app.

Finalmente, um dos maiores desejos (ou não) dos usuários do WhatsApp está se tornando realidade. Depois de algumas pegadinhas de 1º de abril sobre o assunto, finalmente as videochamadas estão disponíveis no aplicativo. Porém, um link que tem circulado entre usuários tem causado muita confusão sobre como ativar o recurso.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Videochamadas são ativadas no WhatsApp por convite, diz boato

Videochamadas são ativadas no WhatsApp por convite, diz boato

Um texto aponta que as videochamadas estão sendo ativadas por meio de convites e apenas para alguns usuários. Para ter acesso ao recurso, você precisaria acessar o link e baixar um aplicativo. Além disso, outros “links mágicos” prometem recursos como ter Wi-Fi grátis, ler conversas de amigos e saber quem viu o seu perfil. Leia alguns dos textos que circulam online

Agora com este simples aplicativo voce consegue a senha do WI-Fi que quiser..

wp01.ga / wifi. Sem internet nunca mais.

Já dá pra ativar as videochamadas por convite!! Toma um convite.. wd7.me / videocall

É possível ativar videochamadas no WhatsApp e Wi-Fi grátis por convite?

Deixamos os links acima só para você ter uma ideia de como eles são (nunca clique neles). Mas será mesmo que as videochamadas e outros recursos do WhatsApp estão sendo ativados por meio de convites e links externos? A resposta é não. Para você entender melhor, vamos aos fatos.

Muita gente não está atenta a isso, mas esse tipo de link nada mais é do que golpe. Isso mesmo. Em comparação a outros aplicativos de mensagem, o WhatsApp é bem seguro em si. Não há como mandar vírus em vídeos, por exemplo (o que desmente os boatos dos vídeos que “apagam o celular”). Porém, é possível enviar links para sites maliciosos.

Pela nossa análise, todos os links das mensagens acima e outras foram considerados perigosos. Olhe a análise do link das videochamadas (considerado site malicioso, com malware e de phishing. roubo de dados). Quanto ao link do Wi-Fi grátis, a classificação foi de “site malicioso”. Além dos sites, o problema já havia sido avisado na TV. Este vídeo do “Café com Jornal”, da Band, alerta sobre o assunto:

Ok. Mas se as videochamadas existem e não são ativadas por convite, como fazer então? A resposta é “nada”. De acordo com as últimas notícias, a novidade já passou pela fase beta (de testes) e será implementada gradativamente nos telefones Windows Phone, Android e iOS. O que você deve fazer é esperar ela chegar ao seu telefone.

A quanto ao Wi-Fi grátis? Primeiro: apesar de ser uma prática popular entre os espertalhões, pegar a senha da internet dos outros não é uma atitude legal. Ou seja, não vamos ensinar aqui como fazer. Só nos limitamos a dizer que não é pelo link do WhatsApp.

Resumindo: tome muito cuidado com links de domínios semelhantes aos de cima. Tome cuidado também quando a “esmola for demais”. E nunca, mas nunca mesmo, coloque os seus dados pessoais em sites que você não confia. Ficam as dicas.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Janete Salgueiro, Clecio Lustosa e outras seis que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

5 thoughts on “Ative videochamadas no WhatsApp e Wi-Fi grátis por convite #boato

  1. Cristian

    Eu moro em Rio de Janeiro na Cidade de Duque de Caxias endereço na Itatiaia na rua itacibar

    Reply
  2. Elaina Barboza

    Eu até recebi este link, mas deletei. Ativei pelo Google Play a versão Beta e deu certo. Espero ter feito o melhor para mim…Se alguém souber se estou errada, me diga por favor…Obrigada.

    Reply
  3. MARCONI

    NÃO É BOATO. JÁ INSTALEI E ESTOU ME COMUNICANDO DIRETO COM OS MEUS AMIGOS.
    DESTA VEZ O BOATO É DOS QUE VIVEM ALERTANDO A GENTE.
    MAS VOCÊS CONTINUAM COM CRÉDITO COMIGO.
    UM ABRAÇO.

    Reply
    1. Santanera

      Colega,
      vc nao leu a materia toda.

      Logica que funciona, existe de fato a funcionalidade, o que não pode eh aceitar o link que são enviados para as pessoas , porque vc sofrerá “phishing”.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *