Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo Ventiladores Cancerígenos é um vírus que hackeia o celular #boato

Vídeo Ventiladores Cancerígenos é um vírus que hackeia o celular #boato

Boato – Não abra de forma alguma um vídeo chamado Ventiladores Cancerígenos. Ele é um poderoso vírus que trava o seu celular em 10 segundos.

A cada dia que passa, as correntes que circulam por redes sociais se superam. De toda a história do Boatos.org, um dos mais incríveis é o que dizia que um vídeo chamado “Mariana Briga por Uma Caneca” era um vírus poderoso que deletava o seu computador. Não bastasse essa história, agora uma outra versão do boato apareceu online.

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet

Ventiladores cancerigenos é vídeo que hackeia o seu celular, diz boato
Ventiladores cancerígenos é vídeo que hackeia o seu celular, diz boato

A mais nova ameaça cibernética está em um vídeo chamado “Ventiladores Cancerígenos”. De acordo com um texto que circula online, o vídeo seria na verdade um vírus que hackeia o celular em 10 segundos e “não dá para tirar de jeito nenhum”. Leia:

Vídeo: Boatos.org explica por que estes vídeos não podem hackear celulares

Tem um vídeo rolando no Whatsapp chamado *”ventiladores cancerígenos”*. Se passarem pra você não abra em hipótese alguma. Ele hackeia seu celular em 10 segundos e não dá pra tirar de jeito nenhum. Passem para outros grupos e o máximo de pessoas que você puder. Repassando!!

Vídeo Ventiladores Cancerígenos é um vírus que hackeia o celular?

Por incrível que pareça, muita gente acreditou na história e “passou para o máximo de pessoas” que pode. Mas será que o tal vídeo é uma ameaça à população? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Para começar, o tal texto sobre o vídeo tem as principais características de um boato de internet. Não tem fontes, pede compartilhamento, é alarmista e tem erros de português. Se fosse um áudio do WhatsApp (logo deve aparecer), o pacote estaria completo.

Mas para além da análise do conteúdo, há um fato que elimina a hipótese de ele ser um vírus poderoso. No WhatsApp, não é permitido mandar arquivos que não seja de documentos, fotos, áudios ou vídeos. Ou seja, não é possível mandar arquivos de vírus (como os .exe) pelo aplicativo. Logo, não há chance do tal vídeo ser vírus.

Uma última curiosidade: que raio é esse de ventiladores cancerígenos? É claro que se trata de algo tão sem sentido como a Mariana brigar por uma caneca (na verdade é mais). Além do boato, não existe nenhuma referência sobre o assunto ventilador e câncer. Fica a dica para os boateiros de plantão.

Resumindo: nem ventiladores dão câncer, nem vídeos sobre o assunto contêm vírus que destroem o seu telefone celular. Pode se refrescar e pode ficar tranquilo em relação ao telefone.