Vídeo Prenderam o Lula é um vírus que formata celular #boato

By | 17/11/2016

Boato – Informe a todos da sua lista que o vídeo Prenderam o Lula é um vírus muito perigoso que formata o seu celular. Falaram na TV Globo.

Parece que a mais nova brincadeira do WhatsApp já está definida. Trata-se da onda de alertas sobre “vírus” que “formatam” telefones celular. Aqui no Boatos.org já desmentimos meia dúzia deles (daqui a pouco, já podemos fazer uma lista).

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Lula foi preso pela Polícia Federal, diz balela

Vídeo Prenderam o Lula é um vírus para celular, diz boato

Pois bem. Depois dos alertas sobre a Dança do Papa, Estado Islâmico Domina a França, Dança do Marcelo Careca e outros, é a vez do mais novo vídeo que ameaça os telefones celulares mundo afora ser o “Prenderam o Lula”. Leia texto que circula online:

 Por favor, informe todos os contatos de sua lista para não abrir um vídeo chamado “Prenderam o Lula”. É um vírus que formata seu celular. Cuidado é muito perigoso. Eles anunciaram hoje na Tv Globo. Envie esta msg para os muitos grupos que você puder avisar!

Vídeo Prenderam o Lula é um vírus que formata celular?

Mas é claro que muita gente compartilhou a informação com um tanto de preocupação. Mas será mesmo que há um vídeo chamado “Prenderam o Lula” e ele é um vírus que formata os telefones celulares? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na verdade, o nosso desmentido acaba sendo muito do mais do mesmo. Vamos seguir uma lógica: se nós desmentimos um bocado de mensagens exatamente iguais sobre vídeos que seriam vírus disfarçados, é claro que esse também é boato, certo? Se você disse sim, está começando a se tornar um caçador de balelas.

Os motivos são os mesmos dos desmentidos anteriores: o primeiro é que não há como passar vírus por meio de arquivos de vídeos no WhatsApp. Os arquivos de vídeos e áudios do app não são executáveis. A única forma de você pegar o tal vírus é se existisse um link para “o tal vídeo”. E como vocês podem ver no texto, não é disso que eles estão falando.

Para além disso, a TV Globo não falou nem uma frase sobre nenhum vídeo com o nome descrito no texto que possa ser um vírus mortal. Vale lembrar que sempre uma grande empresa de mídia é citada nestes boatos. E só para constar: pelo menos por enquanto (17/11/16), ninguém prendeu o Lula.

Resumindo: não há nenhum vídeo “Prenderam o Lula” que, na realidade, é um vírus mortal do WhatsApp que formata o seu telefone celular. Esse é só mais um boato. Em tempo: a foto do Lula “preso” é uma montagem de outro boato desmentido por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Saed Cabús, Valéria Castro, Cristiana de Almeida e mais dois que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

4 thoughts on “Vídeo Prenderam o Lula é um vírus que formata celular #boato

  1. Victor medeiros

    Obg por desmascarar o boato. Mais so uma lergunta o que eles ganham fazendo esaes boatos? Ja que no whats nao da pra curtir e nem marca views que nem no facebook?

    Reply
  2. Abigail Mendes

    Muito útil este site. Agora não compartilho mais nada antes de consulta- lo. E nem me deixo mais enganar.
    Valeu!

    Reply
  3. Fabio Lopes da Silva

    Sempre recebo mensagens com boatos dizendo que “receberam de uma fonte confiável”.

    Sobre o boato, há ainda mais um indício. Tem uma frase na mensagem que diz “Eles anunciaram hoje na TV Globo”. Se fosse uma notícia verdadeira, teria uma data e não uma data que é, de certa forma, vaga.

    Gratidão por nos manter alertas sobre boatos! Abraços!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *