Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo “Mariana briga com vizinha por caneca” é vírus, diz aviso falso

Vídeo “Mariana briga com vizinha por caneca” é vírus, diz aviso falso

Boato – O vídeo “Mariana briga com vizinha por caneca” está sendo mandado por WhatsApp, é um vírus e formata todo o seu celular.

Que o WhatsApp virou febre a grande maioria dos usuários de smartphones já sabe. A facilidade de compartilhar conteúdo em grupo é um dos grandes segredos do aplicativo. Se falarmos em vídeo, a coisa fica clara ainda. Mas um alerta que tem circulado entre usuários do aplicativo tem chamado atenção. Leia:

Vírus formata o seu celular, diz boato
Vírus formata o seu celular, diz boato

AVISO: Se aparecer um vídeo com o nome “Mariana briga com vizinha por caneca”, não abram. Ele formata todo o celular. Passem para outros grupos.

Vídeo: Boatos.org explica por que estes vídeos não podem hackear celulares

A mensagem se espalhou tanto que causou uma preocupação em alguns usuários do WhatsApp. Mas será mesmo que o vídeo Mariana briga com vizinha por caneca é um vírus que formata o celular? Pelo que tudo indica, não.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O primeiro ponto que denuncia o boato está relacionado ao próprio vídeo citado. O título é tão curioso (quem briga com alguém por uma caneca) que tentamos achar o tal vídeo. Mas não achamos. Claro que há duas hipóteses para isso: ou procuramos mal ou o vídeo não existe.

Para além disso há critérios técnicos que inviabilizam a possibilidade da história ser verdadeira. Primeiro, vídeo não passa vírus. O que pode passar vírus é um arquivo que está disfarçado de vídeo. Porém, o WhatsApp não permite que arquivos que não sejam de vídeo, texto e áudio sejam repassados. Ou seja, chance zero de pegar vírus (a não ser que seja por links).

Por fim, não existe vírus que formata celular. O máximo que pode acontecer é você ter que formatar o aparelho após ter um vírus. Vale lembrar que essa história de vírus que formata o computador é velha. Aqui no Boatos.org já desmentimos algumas histórias do tipo. Só para lembrar duas: a do vírus “brasileiro idiota” e do vírus da CNN.

Sendo assim, podemos afirmar que a história que aponta que há um vírus que pode apagar os dados do celular não passa de um alerta falso que circula por aí. Mariana briga com vizinha por caneca não é vírus e talvez não seja nem um vídeo.

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet