Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo “Dança do Marcelo Careca” é um vírus muito perigoso #boato

Vídeo “Dança do Marcelo Careca” é um vírus muito perigoso #boato

Boato – Vírus disfarçado no vídeo “Dança do Marcelo Careca”. Ele formata o celular de quem acessa. Cuidado!

Depois de circular na internet a informação de que o vídeo “Dança do Papa” era um vírus disfarçado para formatar seu celular, surgiu uma nova mensagem sobre um novo vírus disfarçado.

Vídeo “Dança do Marcelo Careca” é um vírus disfarçado, diz boato. Foto: Kevin Christopher Burke/Creative Commons
Vídeo “Dança do Marcelo Careca” é um vírus disfarçado, diz boato. Foto: Kevin Christopher Burke/Creative Commons

E novamente aqui estamos. A mensagem, compartilhada por usuários do WhatsApp, conta que um vírus disfarçado no vídeo “Dança do Marcelo Careca” formata o celular de quem acessa. Confira:

Vídeo: Boatos.org explica por que estes vídeos não podem hackear celulares

Por favor, informe todos os contatos de sua lista para não abrir um vídeo chamado “Dança do Marcelo careca”. É um vírus que formata seu celular. Cuidado é muito perigoso. Eles anunciaram hoje na Tv Globo. Envie esta msg para os muitos grupos que você puder avisar! Recebi esta mensagem já estou repassando

Vídeo “Dança do Marcelo Careca” é um vírus muito perigoso?

Só de ler a mensagem, já dá pra perceber que se trata de um boato. Apesar de parecer óbvio, muitos internautas desavisados foram vítimas da farsa. Sem mais delongas, entenda os porquês:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Primeiramente, fique sabendo que a chance do WhatsApp enviar algum arquivo “disfarçado” de vídeo é impossível. Isso porque o aplicativo só aceita o envio de arquivo de vídeos, áudios e texto. Você até pode receber, mas isso vai acontecer, no máximo, com links.

Além disso, o vírus não vai formatar seu celular. O que pode acontecer é ele deixar o telefone lento a ponto que a única solução seja a formatação.

Por fim, pesquisamos sobre o tal anúncio na TV Globo e não encontramos nada a respeito. Lembrando que assim como no boato da dança do papa a origem da história estava no anúncio da “Rádio BBC”. Alguma semelhança?

A título de curiosidade, saiba que existem alguns vídeos do Marcelo Careca no Google, não são lá muito interessantes, mas com certeza são inofensivos.

Sendo assim, se você receber a mensagem sobre vídeo, não se preocupe, pois a chance de você abrir o arquivo e ele danificar seu celular é igual à zero. Ou seja, a dança do Marcelo Careca não é um vírus muito perigoso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor Geraldo Messias Filho. Se você quer sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet