Vídeo do interior do avião no exato momento da queda é um vírus #boato

Boato – Não abra “vídeo do interior do avião no exato momento da queda”. Ele é um vírus poderosíssimo que entra em funcionamento em 24 horas.

Após a maior tragédia envolvendo uma equipe de futebol, as redes sociais e os aplicativos de mensagens se tornaram um terreno fértil para os boatos sobre o acidente com o avião da Chapecoense.

Vídeo do interior do avião no exato momento da queda é vírus. diz boato
Vídeo do interior do avião no exato momento da queda é vírus. diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Seguindo a nova onda de boataria online, circula pelo WhatsApp uma mensagem com o alerta de um vírus perigosíssimo no arquivo com o título “vídeo do interior do avião no exato momento da queda”. Leia o que diz a mensagem que circula online.

Vídeo: Boatos.org explica por que estes vídeos não podem hackear celulares

Repassem. Esta circulando na intenet um arquivo com o título. Vídeo do interior do avião no exato momento da queda. NÃO BAIXEM!!! É UM VÍRUS PODEROSÍSSIMO. Ele entrará em funcionamento 24 horas depois de baixado. Repassem para o maior número de pessoas.

Vídeo do interior do avião da Chapecoense é vírus?

Já era de se imaginar que a mensagem apareceu em tudo que é grupo do aplicativo, mas pode segurar “as boas intenções” e usar em outro momento, por que o alerta é falso.

Para começar, a mensagem possui as principais características de boatos que circulam na internet: é alarmista, não têm datas e fontes confiáveis e pede compartilhamento. Mas, para além do conteúdo, devemos lembrá-lo que já desmentimos histórias bem parecidas como a dança do papa, do Marcelo careca, e prenderam o Lula.

Além disso, a probabilidade de você pegar um vírus no aplicativo é quase zero. Como já explicamos em outros momentos, o WhatsApp só aceita o envio de arquivos de vídeos, imagem, áudio e texto (a não ser que seja por link). Ou seja, não há como um arquivo malicioso se disfarçar de vídeo.

Por fim, pesquisamos sobre o suposto vídeo e não encontramos nada a respeito. A título de curiosidade, o único vídeo que encontramos sobre o acidente mostra imagens, registradas pelo zagueiro Felipe Machado,  durante o voo e não no momento da queda, como indica a mensagem.

Resumindo: o vídeo do interior do avião no momento da queda não é um vírus poderosíssimo. Ou seja, se você abrir o vídeo o máximo que pode acontecer é assistir cenas desagradáveis e tristes, além de alimentar seu sadismo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão AmiltonMV e mais um leitor que não se identificou. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Um comentário em “Vídeo do interior do avião no exato momento da queda é um vírus #boato

  • 02/12/2016 em 11:18
    Permalink

    O vídeo em si não traz vírus, mas se vier em forma de hyperlink, o risco é real, assim como acontece com emails…

    Resposta

Deixe uma resposta

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)