Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo “A Dança do Papa” é vírus que formata celular #boato

Vídeo “A Dança do Papa” é vírus que formata celular #boato

Boato – Cuidado! Um vírus está disfarçado no vídeo “A Dança do Papa”. Ele formata o celular de quem acessa.

Em 2015, o papa Francisco foi um dos nossos maiores personagens de boatos online. Ele proporcionou tantas histórias que fizemos até uma lista. Em 2016, a história não está sendo diferente. O “Papa Pop” já está sendo usado para uma história bem estranha que circular pelo WhatsApp. Leia:

“Urgente: Diga a todos os seus contatos para não fazer o download de um vídeo chamado ‘A Dança do Papa’. É um vírus que formata o seu celular. Atenção, é muito perigoso. Já fizeram um alerta na rádio. Passe essa mensagem para o maior número de pessoas. Foi anunciado até nas rádios dos Estados Unidos”

Vídeo: Boatos.org explica por que estes vídeos não podem hackear celulares

Por incrível que pareça, a mensagem tem aparecido em tudo que é grupo do WhatsApp (principalmente naqueles de família com muitas tias). Mas pode avisar a sua tia que a história é falsa.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Três motivos já apontam para a farsa do alerta. O primeiro é em relação a própria capacidade de se pegar vírus do WhatsApp. Como já explicamos no desmentido da história “Mariana Briga por caneca”, a chance de se passar um arquivo malicioso pelo App é zero. O WhatsApp só aceita o envio de arquivos de vídeos, áudio e texto. Ou seja, não há como um outro arquivo se “disfarçar” de vídeos.

O segundo ponto é que não há como um vírus “formatar” o celular. O que acontece é o vírus deixar o telefone lento a ponto que a única saída seria formatar o aparelho. Essa história de vírus que “formata” não é nova em boatos online. Relembre aqui.

Por fim, nenhuma rádio dos Estados Unidos falou dos perigos do tal artigo. Ao contrário, conseguimos encontrar na internet informações de sites do exterior desmentindo a história. Olha o que diz este artigo do Express (da Inglaterra).

Sendo assim, podemos afirmar que não há vírus nenhum disfarçado no vídeo “A Dança do Papa”. Aliás, não conseguimos sequer encontrar algum vídeo em que a sua santidade esteja mexendo as cadeiras.

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet