Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Telefone (011) 3770-4110 hackeia o seu celular; não atenda #boato

Telefone (011) 3770-4110 hackeia o seu celular; não atenda #boato

Boato – Bandidos e hackers usam telefone para roubar senhas e dados do seu celular. Compartilhe e alerte a todos.

“Você ganhou R$ 50 mil e uma casa”, “você acaba de ganhar um prêmio, ligue para (011) 888**”, frases como essas fazem parte do cotidiano de muitas vítimas de golpes. Mas a petulância desses criminosos não para. Todos os dias histórias diferentes surgem na tentativa de fazer mais vítimas.

Dessa vez, um texto compartilhado na web aponta que o telefone (011) 3770-4110 estaria realizando ligações com o objetivo de roubar seus créditos, senhas e dados. Leia o que diz a mensagem:

Você já recebeu uma ligação desse número? Ele costuma ligar e ficar calado, são bandidos, hackers, se você aguardar 40 segundos, ele consegue pegar seus créditos e acessar seu celular, senha e dados #Compartilhem e alerte a todos.

Mas até que ponto a história é verdadeira? O Boatos.org fez uma pesquisa pra saber qual a origem do telefone. Veja a conclusão que chegamos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Primeiramente, esse telefone pertence ao telemarketing da RedeCard (Itaú). Em uma simples busca no site do Quem Perturba é possível desvendar o mistério. Nele, vários internautas relataram sobre as ligações. Leia algumas delas:

Este telefone é da REDE antiga REDECARD (Itau). Ligam todos os dias convencer que é vantajoso…

Recebo ligação desse número também, quando atendo não ouço nada e quando retorno, escuto a seguinte mensagem, esse número não pode receber ligação no momento.

No site “Reclame aqui” também é possível obter informações sobre o tal número. De acordo com o site, o telefone pertence à RedeCard e é utilizado para realizar negociação com clientes inadimplentes.

Veja o nosso desmentido em vídeo

Por fim, vale lembrar que para clonar um telefone por meio de uma ligação é impossível. Pois, não existe recurso tecnológico em telefonia para clonar uma linha à distância, nem para roubar créditos ou outras informações de quem atende a chamada. A não ser que você diga ou digite as informações durante a ligação.

Além disso, as únicas informações que dois aparelhos trocam quando acontece uma chamada são o número um do outro e a voz. Sobre os créditos, eles ficam armazenados junto com a operadora e não no aparelho.

Resumindo: a história de que bandidos e hackers estão fazendo ligações para roubar senhas e dados do seu celular é falsa. Tudo não passa de mais um desses boatos encontrados na internet.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Marcelo Prado. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook