Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Novo supermercado drive-thru será inaugurado em Dubai em 2019, mostra vídeo #boato

Novo supermercado drive-thru será inaugurado em Dubai em 2019, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra supermercado drive-thru que será inaugurado em Dubai em 2019.

Comprar sem precisar sair do carro. Isso mesmo, se você pensou que esse privilégio estava restrito as lanchonetes fast-foods, você está enganado. Afinal de contas, não é difícil encontrar serviços do tipo drive-thru em restaurantes, padarias, farmácias e supermercados. Não é por acaso que o vídeo de um revolucionário supermercado drive-thru tem feito sucesso na internet.

As imagens mostram o funcionamento do estabelecimento: os clientes se dirigem até uma coluna de prateleiras rotativas, operadas por botões e abastecidas com os produtos selecionados por funcionários no segundo andar. Depois de selecionar o produto, ele o coloca sobre uma esteira que leva até o atendente no caixa para ser ensacado.

Tudo isso, sem sair do carro. Junto ao vídeo, o texto aponta para um “novo mercado em Dubai” que supostamente será inaugurado em 2019. “Novo mercado em Dubai vai abrir começo de ano de 2019. Isso sim é progresso”, diz o texto da mensagem. Confira o vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Novo supermercado drive-thru será inaugurado em Dubai em 2019?

A ideia de unir praticidade e tecnologia contribuíram para que o conteúdo viralizasse. Mas será mesmo que um supermercado drive-thru será inaugurado em Dubai em 2019? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

O primeiro indício de que a história é falsa está no próprio texto, que possui o enredo clássico de boatos online: alarmista e cheio de informações vagas. Além do fato de que, ao procurarmos detalhes sobre a inauguração do supermercado, não encontramos nada.

Com isso, resolvemos checar a origem do vídeo. Pois bem, o vídeo nem é tão recente assim. As imagens foram publicadas em 2016 no “Invention TV”, um canal do Youtube que fala sobre ideias para o futuro. O vídeo original possui 9 minutos de duração e mostra o “mercado do futuro”. Confira:

Vale lembrar que, na época, o conceito de mercado drive-thru foi pauta em alguns veículos de comunicação. Nesta matéria, o Herald Sun diz que o vídeo ilustra o supermercado do futuro. Aqui, o Futurism diz que o supermercado ilustrado no vídeo é o “futuro das compras”. Como você pode ver, ninguém falou em “inauguração”.

A propósito, se considerarmos que a história é verdadeira, como seria o serviço no Brasil? Pois bem, nós, diferente dos estrangeiros, temos o hábito de fazer compras mensais. Com isso, o serviço drive-thru não seria tão vantajoso (seria possível termos engarrafamentos de mercados).

Resumindo: o vídeo é interessante. Porém, não existe nenhum supermercado drive-thru a ser inaugurado, nem em Dubai nem em outro lugar. A história é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.