STF autoriza EUA fazer monitoramento do WhatsApp de brasileiros #boato

Boato – O STF acabou de autorizar os EUA a fazer o monitoramento do WhatsApp de todos os brasileiros. Medida é parte de acordo mundial.

Não foram raras as vezes que falamos aqui no Boatos.org de histórias falsas que “se reciclam” na internet para continuar enganando os mais inocentes. No WhatsApp, isto tem sido cada vez mais recorrente nos últimos tempos. E é justamente o que aconteceu com a história de hoje.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Há poucos dias, o Boatos.org desmentiu uma corrente que circulava no aplicativo que apontava que governos de todo o mundo estavam “entrando em uma acordo” para monitorar as redes sociais de todo mundo. Agora, um blog “daqueles” pegou o mesmo texto e colocou um “detalhe” no título: o STF teria autorizado os EUA de fazer o monitoramento no WhatsApp de todos os brasileiros. Leia (na imagem abaixo):

Print da notícia falsa sobre o STF autorizar monitoramento do WhatsApp publicada no site Gshowplay
Print da notícia falsa sobre o STF autorizar monitoramento do WhatsApp publicada no site Gshowplay

 

STF autorizou EUA a fazer o monitoramento do WhatsApp de todos brasileiros?

Mesmo com o nosso desmentido sobre a “base do boato”, o novo título fez muita gente ficar em dúvida se, de fato, o STF autorizou o monitoramento do WhatsApp no Brasil. Para estas pessoas, a resposta é não. Vamos aos fatos.

Nem vamos entrar na parte da história que já foi desmentida. Vamos falar apenas dos “elementos novos”. Na mensagem (que segue o script das balelas online, com direito a pedido de compartilhamento e o mesmo erro ortográfico que chamava o WhatsApp de WhatsAll), a única informação nova é a do STF.

Pois bem, além de o fato do blog que publicou a história (chamado Gshow Play) só publicar notícias falsas (é dos mesmos autor(es) de outros blogs que têm espalhado boatos no WhatsApp) e ter se baseado em um texto já desmentido, não há nenhum ofício do STF apontando para a autorização. Claro, também não há nenhuma notícia séria que fala sobre autorização de monitoramento do WhatsApp aos EUA.

Resumindo: a história que aponta que o STF autorizou os EUA a monitorar as redes sociais dos brasileiros foi publicada por um site de notícias falsas e tem como teor um texto já desmentido por aqui. É claro que se trata de mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “STF autoriza EUA fazer monitoramento do WhatsApp de brasileiros #boato

  • 17/09/2017 em 01:06
    Permalink

    Eu não duvido que algum grampo internacional esteja sendo cogitado, ou esteja em funcionamento, de alguma forma nas redes sociais. Tudo é possível. Vemos o estado deplorável em que se encontra o mundo, principalmente em países onde o capitalismo voraz norte-americano, imperialista e violento, age.

    Resposta
  • 08/09/2017 em 18:28
    Permalink

    SE FOR PRA TIRAR O QUE É BOATARIA DA INTERNET , TEM QUE COMEÇAR PRIMEIRO PELA REDE GLOBO , UOL , G1 , MÍDIA ABERTA EM GERAL SÓ TEM MENTIRA , BOATARIA , ENTÃO ISSO É PAPO FURADO

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)