Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Site promete vale compras grátis para quem responder enquete no WhatsApp #boato

Site promete vale compras grátis para quem responder enquete no WhatsApp #boato

Boato – Quer ganhar um vale-compras grátis? É só responder três perguntas e compartilhar um link de um site no WhatsApp.

Em 2017, um tipo de história dominou por muitas vezes o WhatsApp. O modus operandi é sempre o mesmo: uma mensagem chamativa apresentava uma proposta de produto grátis ou brinde, um site e falava que a promoção era por tempo limitado.

Ao clicar no link, a pessoa entrava no site do serviço. De cara, era possível perceber diversos erros português. Em seguida, o usuário é apresentado a uma enquete com três perguntas muito simples. Após responder a enquete, o internauta é encaminhado para uma página que pede que a pessoa envie a mensagem para dez pessoas. Leia um exemplo de texto do tipo que circula na internet:

Vale-presente GRÁTIS de R$ 500 da O Boticário: Você foi selecionado para participar da nossa breve pesquisa e receber um vale-presente gratuito! Temos apenas 732 vales-presentes restantes, então não perca tempo. A oferta termina em (tempo)

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Olá, O Boticário estão dando vales-presentes gratuitamente. Eu acabei de receber o meu. Garanta o seu antes que a oferta termine. Basta seguir o link —- > site <—- você pode me agradecer mais tarde 🙂

Site promete vale compras grátis para quem responder enquete no WhatsApp?

Apesar de muito compartilhada, a história do site que promete brindes grátis é falsa. Mais do que isso, pode ser perigosa para os internautas. Vamos aos fatos.

Três fatores definem que essas promoções são sempre (anote aí) falsas. O primeiro fator está na qualidade dos textos que anunciam as promoções. É difícil acreditar que grandes empresas pudessem escrever textos com tantos erros de ortografia. Mais do que isso, os sites anunciados nunca são os oficiais das empresas. Também é difícil acreditar que alguém pense em fazer isso.

Por fim, esses textos usam sempre os mesmos enredos e muitas vezes já foram desmentidos (tanto pelo Boatos.org como por outros sites). Dá para imaginar que se o texto foi falso ontem, um “clone” dele publicado hoje também vai ser.

Aí ficam duas perguntas: a primeira é o que fazer nestes casos? A melhor dica é nunca clicar nos links apresentados. Muito provavelmente os sites roubam dados de usuários para fins espúrios, mas se você não entrar nas páginas nada vai acontecer.

A segunda pergunta é “como conseguir promoções na internet”. Neste caso, há dois caminhos: o primeiro é o site ou páginas oficiais das empresas nas redes sociais. De vez em quando, alguma promoção é anunciada por lá. A segunda é em sites de cupons de desconto confiáveis, como o Picodi.com que disponibiliza códigos para as maiores lojas do Brasil como Ponto Frio, Extra, Americanas e Casas Bahia (aqui).

Resumindo: se você vir um link de uma promoção incrível no WhatsApp, pense duas vezes antes de clicar nele. Você pode entrar em uma fria.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.