Propaganda falsa: iPhone fica à prova d’água se você instalar o iOS 7

By | 16/07/2014
iphone_agua

iphone_agua

Boato – Instalar o sistema operacional IOS 7 deixa iphone à prova d’água

Os smartphones, sempre tão sensíveis, basta uma leve queda para trincar toda a tela. Outra tragédia que ocorre com muitos aparelhos é quando seus donos os derrubam na água. Depois disso, só nos resta chorar, pois não adianta colocar no arroz, rezar, fazer mandinga. Depois de molhado, seu bebê não volta a funcionar.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

O iPhone, da Apple, é um dos exemplos desses smartphones sensíveis a quedas e águas da vida. Mas um anúncio que circulou e ainda circula na internet reacendeu a esperança de milhões de usuários do aparelho. Ela dizia que a atualização do IOS 7 tornaria o celular a prova d’água. A imagem do anúncio, que circula desde setembro de 2013, quando a empresa anunciou a atualização, mostra uma frase, que diz:

Atualize para o IOS 7 e torne –se impermeável – Em caso de emergência, um comando inteligente irá desligar a alimentação do telefone e os componentes correspondentes para evitar qualquer dano aos delicados circuitos do seu iPhone.

É fato que o iOS 7 realmente apresentava várias novidades para os iPhones e iPads, mas será mesmo que tinha toda essa capacidade de deixá-lo livre de acidentes que envolvessem água?

Mesmo o anúncio parecendo muito com os verdadeiros da Apple, a propaganda que ganhou grandes proporções na internet, principalmente nas redes sociais, era falsa. De acordo com o site Sky News HD, a brincadeira surgiu no fórum 4Chan (famoso por se uma fonte de falcatruas na web).

O problema é que diversos usuários levaram a sério o anúncio, que prometia que seu aparelho seria desligado automaticamente e que preservaria as peças e mecanismos vitais do iPhone, e resolveram colocar o delicado smartphone na água para testar a ferramenta. Se deram mal, só estragaram o aparelho. O Buzzfeed listou o relato (até mesmo em vídeo) de alguns usuários que tentaram a façanha e se arrependeram.

O anúncio real do iOS 7 falava apenas sobre a capacidade do iPhone em detectar mudanças bruscas de temperatura, com a imagem da temperatura sendo mostrada no aparelho e água atrás, mas em nenhum momento citava algum recurso capaz de fazer a mágica de transformá-lo à prova d’água. Aqui você pode ler diversas informações reais sobre o IOS 7 e suas verdadeiras novidades e funções.

Resumindo: o anúncio era falso, várias pessoas acreditaram e acabaram perdendo o aparelho, olha aí o perigo de se espalhar boatos na internet. Ressaltamos que uma atualização de software não tem capacidade de proteger o seu aparelho contra acidentes com água, pelo menos nenhuma tecnologia ainda foi capaz disso. Portanto, tome cuidado para não derrubar seu telefone na privada. Ah, ambém tome cuidado com as propagandas falsas que circulam por aí.

 

One thought on “Propaganda falsa: iPhone fica à prova d’água se você instalar o iOS 7

  1. DanteLuz

    Na verdade a água só causa danos a um aparelho ligado, e se você tiver o azar de ela ser muito salgada. O melhor a fazer é desligar o aparelho imediatamente, e deixar secar por um dia pelo menos. O pior que vai acontecer é a tela ficar manchada, mas nesse caso é o efeito da água nos adesivos usados para a montagem das camadas da tela.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *