Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Pegadinha: Facebook vai ficar fora do ar no final de fevereiro

Pegadinha: Facebook vai ficar fora do ar no final de fevereiro

Pegadinha fala do fechamento do Facebook no final de fevereiro
Pegadinha fala do fechamento do Facebook no final de fevereiro

Boato – Facebook será fechado para manutenção nos dias 29, 30 e 31 de fevereiro de 2014. Não adianta tentar fazer o login.

Para algumas pessoas, estar desconectado é um pesadelo. Imagine então se elas recebessem a informação que o Facebook seria desligado para manutenção. Pois é justamente isso que aconteceu no início de janeiro de 2014. Um “alarmante” aviso começou a percorrer a rede social e dava conta que o Facebook sofreria uma paralisação entre os dias 29, 30, e 31 de fevereiro de 2014.

O site ficaria fora do ar para que fossem feitas algumas atualizações e manutenções preventivas. No texto (compartilhado milhares de vezes, inclusive em várias línguas), constava o seguinte:

“ATENÇÃO! Facebook vai ser encerrado para manutenção de fevereiro 29-31! Facebook quer que você compartilhe essa mensagem com pelo menos 15 de seus amigos para a melhor chance de alertar a todos. Muitas pessoas vão tentar fazer o login de 29 de fevereiro a 31, apenas para encontrar o local fechado para aqueles dias sem nenhum aviso.”

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não é necessário um grande esforço para perceber que o objetivo dos autores deste aviso é não perder a oportunidade de uma boa piada. Além de possuir todas as características próprias do hoax (alarmista, sem fontes e com erros de ortografia), não há a possibilidade do Facebook funcionar nos dias citados porque estes dias simplesmente não existem.

O mês de fevereiro vai somente até o dia 28 e, nos anos bissextos, até o dia 29, o que não é o caso de 2014. Mesmo se estivéssemos em um ano bissexto, os dias 30 e 31 nunca existirão neste mês do calendário. Mesmo assim, a notícia foi repassada por muita gente, tanto com a intenção de colaborar com a piada, quanto para ajudar os “desavisados”. Esse site da empresa de segurança Sophos fala do assunto.

Leitores de boa memória podem recordar que não é a primeira vez que o Facebook é alvo de “conspirações” do gênero. Vale lembrar a publicação do “Weekly World News” de outubro de 2012 (se você não leu, veja aqui), que viralizou no mundo inteiro anunciando que Mark Zukeberg iria encerrar a rede social em março de 2013. Tudo não passava de uma balela.

Em resumo: querendo ou não que o Facebook termine, isso não deve acontecer (ao menos não tão cedo). Essa é mais uma daquelas histórias que vale pelo próprio aprendizado que podemos extrair dela: devemos ser mais seletivos com aquilo que lemos e compartilhamos na internet. Então, toda cautela e atenção são sempre bem-vindas.