Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não aceitem pedidos de Crhisopher Davies ou Jessica Davies no Facebook #boato

Não aceitem pedidos de Crhisopher Davies ou Jessica Davies no Facebook #boato

Boato – Não aceitem pedidos de amizade no Facebook de Crhisopher Davies ou Jessica Davies. Eles são hackers que descobrem tudo sobre você.

Nos últimos dias, alguns textos em português de Portugal têm circulado com força no Facebook e no WhatsApp e deixado muito gente preocupada. Um deles denuncia “novas modalidades de assaltos” e vamos falar mais para frente dele. Outro dá dois alertas em um.

O texto, com caráter alarmista, aponta que dois hackers têm causado pânico no Facebook. Tratam-se de Crhisopher Davies e Jessica Davies. De acordo com o texto, nunca ninguém deve aceitar um pedido de amizade vindo deles sob pena de ter os dados descobertos. Além disso, o texto fala para nunca você abrir o vídeo “Dance of The pope”, mas este é papo para outro texto. Leia o texto que circula online:

Não aceitem pedidos de fb de um Crhisopher Davies ou Jessica Davies, são hackers. Digam a todos da sua lista de contactos, pq se alguém de sua lista os acidionar, eles passa a estar na sua lista também. Eles conseguem descobrir a sua morada, identidade, portanto mandem isto a todos, mesmo que não se importem. E também digam para não clicar num vídeo chamado (Dance of the pope). É um vírus que formata seu celular ou computador.

Não aceitem pedidos de Crhisopher Davies ou Jessica Davies no Facebook por que são hackers?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não precisa nem dizer que muitas pessoas ficaram preocupadas com a história e saíram compartilhando o alerta por aí. Mas será mesmo que o grande perigo na internet reside em aceitar um pedido de amizade de Crhisopher Davies e Jessica Davies? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, a história não tem muita lógica. A partir do momento que você é “amigo” de uma pessoa no Facebook, o máximo que pode acontecer é ela ter acesso aos seus posts “privados” (direcionados apenas aos amigos). Se você não colocou o seu endereço no Facebook, ele não será descoberto pelo simples fato da pessoa se tornar sua amiga. Quanto a identidade, todos (amigos ou não) têm acesso. Para protegê-la, há duas soluções: ser um fake ou não ter conta no Facebook.

Fomos pesquisar sobre a origem da história e descobrimos que ela não “nasceu em Portugal”. A história circula há muito tempo em língua inglesa e foi desmentida pelo Snopes (uma espécie de Boatos.org dos EUA) em 2009. De lá para cá, sabe quantas milhões de pessoas foram hackeadas pelo “casal Davies”. Se você respondeu zero, acertou.

Junte isso ao fato de que o texto tem as principais características de boatos na internet (para “fechar o pacote”, só precisou o pedido de compartilhamento): é alarmista, tem erros de português (mesmo no de Portugal) e não cita fontes. Com tudo isso, temos aí mais um boato.

Resumindo: a história que aponta que os hackers Crhisopher Davies e Jessica Davies estão roubando os seus dados pessoais no Facebook é falsa. Ações de hackers no Facebook existem, mas não têm nada a ver com o modus operandi apresentado no texto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.