Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Orkut voltou e desbloqueou fotos e perfis antigos em site #boato

Orkut voltou e desbloqueou fotos e perfis antigos em site #boato

Boato – O Orkut voltou e desbloqueou todas as fotos e perfis antigos em um site. Acesse via WhatsApp e compartilhe com amigos.

Há cerca de dez anos, a internet brasileira era completamente diferente. O acesso era, em sua maioria, via computadores de mesa. Celular com internet era coisa rara. A internet era acessada em velocidades muito menores do que hoje. Já sites que faziam sucesso eram diferentes dos de hoje.

O comunicador instantâneo era o MSN. Nem se falava em WhatsApp. O e-mail que fazia sucesso era o Hotmail. Hoje, muita gente nem tem e-mail. As buscas… ok, as buscas já eram feitas pelo Google. Mas o principal dos sites acessados no Brasil era o Orkut.

O Orkut, encerrado pela Google em 2014 e que teve todo o seu arquivo enterrado em maio de 2017, ainda é lembrado por uma legião de “vintões e trintões” saudosos. Para estes, uma notícia chamou atenção. Um texto que começou a circular no WhatsApp dá conta que um site conseguiu recuperar todas as informações de perfis do Orkut. Leia o texto:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O Orkut desbloqueou todos perfil antigo , relembre do seu passado no orkut Link http://www.orkutperfil.vai.la

Orkut voltou e desbloqueou fotos e perfis antigos em site?

Muita gente acreditou na história, clicou no link e tentou acessar o site. Tudo em vão. Sim, porque a história é falsa e, muito provavelmente, o link em que está na mensagem tem vírus. Vamos aos fatos.

Não faz nem duas horas que desmentimos a informação que apontava que o Uber estava dando cupons grátis e estamos desmentindo mais um boato relacionado a um golpe na internet. Mais do que isso, o golpe foi criado usando o mesmo encurtador, o “Vai.la”.

Para quem não sabe, o esquema de quem espalhou o link do Orkut é o seguinte: você entra na página, tem que responder a uma pesquisa com três perguntas simples e antes de recuperar as fotos, o site pede para que você compartilhe a informação com os amigos. Depois disso, sabe o que você ganha? Nada. Ou, no máximo, um vírus. Dando uma olhada em redes sociais, achamos algumas pessoas reclamando. Leia:

Boa noite,gente se vcs receberem um link para desbroqueiar o orkut, Não abram é virus!!! Desculpa ai p quem eu mandei,eu Não sabia foi mal; Q ódio esse link era vírus a trouxa me mandou e eu mandei p os outros; Pessoal meu celular pegou vírus quando eu acessei esse link no whats – tomem cuidado é virus

Ou seja, nunca é demais repetir: se você vir o link da volta do Orkut (ou de promoções) no WhatsApp, não clique. Se você clicar, não responda as perguntas. Se você responder as perguntas, não envie para os amigos. Agora, se você mandou para os amigos, só resta chorar.

Resumindo: a história que fala que o Orkut voltou, desbloqueou perfil e fotos é falsa. Se quiser relembrar o passado, que tal mandar uma mensagem no WhatsApp para aquele seu amigo do tempo do “site de relacionamento”. Em tempo: como a Google apagou todos os arquivos e comunidades do Orkut, já era. O passado ficou no passado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.