Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Se o número (11) 3770-4110 ligar para você, desligue o celular #boato

Se o número (11) 3770-4110 ligar para você, desligue o celular #boato

Boato – Do outro lado da linha, bandidos e hackers estão roubando créditos e informações salvas no celular de quem atende a chamada.

Quem nunca recebeu uma ligação inoportuna na vida é sortudo demais. Não há adjetivo melhor que defina alguém que jamais atendeu uma ligação insistente perguntando se era da casa do ‘João’, ou a colega do telemarketing oferecendo uma promoção aleatória, ou aquela criança endiabrada passando um trote. Desde que o telefone se popularizou estamos todos à mercê dessas situações, não tem jeito.

Boato alerta para número que rouba créditos e invade celulares
Boato alerta para número que rouba créditos e invade celulares

De qualquer forma, o que a evolução tecnológica permitiu com os celulares é que as ligações telefônicas além de inoportunas também ficassem perigosas. Pois sim, com um discar de números, “estranhos” ligam, nós atendemos e ficamos totalmente a mercê de quem está do outro lado da linha. Exagero? Nem tanto, já que é exatamente essa história que está circulando na internet e preocupando muita gente. Confira:

Se você já recebeu alguma ligação desse número ou algum outro parecido é bom ter muito cuidado… Segundo o portal Isso é Brasil e depoimentos de centenas de usuários no Facebook, se você já recebeu uma ligação desse número ou outros parecidos com esse, saiba que geralmente eles costumam ligar e ficarem calados, são bandidos, hackers, se você aguardar 40 segundos, eles conseguem pegar seus créditos e acessar seu celular, senha e dados.  A sugestão dos usuários e especialistas é de que quando você receber alguma ligação dessa e ninguém se manifestar do outro lado da linha, desligue o celular e coloque o número na lista de rejeição. Tomem bastante cuidado! Ajudem a repassar essa informação para seus amigos e familiares.

Atender ligações do número (11) 3770-4110 é perigoso?

O interessante da evolução tecnológica é que não só os celulares deixaram os golpes mais fáceis como a internet tornou as pessoas muito crédulas. Crédulas o suficiente para ficarem em estado de alerta com uma história mirabolante como esta.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Acontece que não há golpe sendo aplicado com o número (11) 3770-4110. Essa balela, aliás, nem era muito difícil de desvendar. Na realidade, esta não é a primeira vez que um boato envolvendo o número aparece na internet. Basta dar uma olhada neste outro texto do Boatos.org.

Como sempre bastava uma busca rápida no Google para descobrir que o número é da empresa Rede (antiga Redecard) e não de uma máfia. Na web, inclusive, encontramos que o fatídico número é motivo de reclamação de diversas pessoas pela insistência de ligações feitas em nome da Rede. Já apareceu em sites como o Reclame Aqui e o Quem perturba, esse último específico para denunciar números de telefone que costumam incomodar em trotes, enganos ou ligações insistentes.

Por fim, não há como acessar informações de um celular durante uma ligação. Com os smartphones de hoje em dia, contas acessíveis por aplicativos e tudo mais, é possível sim que hackers atuem, mas não durante uma ligação. Essa história de 40 segundos de espera tem mais a ver com rastreamento de chamada em cena de filme policial.

Sobre o roubo de créditos, também não há como isso ocorrer, muito menos quando você atende uma chamada. Com exceção das famosas chamadas a cobrar, créditos são descontados e gastos apenas quando se efetua uma ligação, não existe forma de roubar os créditos em uma ligação.

Resumindo, não tem perigo atender o número (11) 3770-4110, do outro lado da linha não haverá um grupo de hackers ou bandidos roubando informações do seu celular, essa história é boato. Na pior das hipóteses se esse número ligar será a empresa Rede, por engano ou não.