Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não baixe o novo WhatsApp, Plus, e não atenda o celular (84) 91316949 #boato

Não baixe o novo WhatsApp, Plus, e não atenda o celular (84) 91316949 #boato

Boato – Criminosos estão com duas ações novas. Para evitar problemas, não baixe o WhatsApp novo, WhatsApp Plus, e não atenda a ligações do número (84) 91316949.

O leitor mais atento do Boatos.org (principalmente o que nos acompanha há anos) deve ter percebido que temos adotado medidas novas para alguns tipos de notícias falsas que desmentimos há muito tempo. Mesmo com o desmentido já no site, percebemos que estes textos merecem “ser atualizados”. No jogo de gato e rato do fact-checking, quando o boato se atualiza, o desmentido deve ir atrás. É o caso da história de hoje.

Há muitos anos circula na internet, principalmente no WhatsApp, a informação de que o “WhatsApp novo”, que se chamaria “WhatsApp Plus”, seria, na realidade, um vírus criado por hackers que danifica o seu celular. Também há muitos anos, circula a informação de que ligações vindas do número (84) 91316949 seriam para clonar os telefones brasil afora.

O Boatos.org desmentiu as duas histórias em 2014. Mas, eis que em 2018, elas voltaram compiladas no mesmo texto. Dá uma lida na mensagem que tá viralizando nos zapzaps Brasil afora:

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não baixe o whatsapp novo (Whatsapp Plus), Pq danifica o celular, ficam monitorando sua conversa pegam dados e endereços dos seus contatos… Mudam sua foto de perfil q vai aparecer para as pessoas. Preste atenção. Eles monitoram todas as suas conversas… mandam até msg sem vc escrever. Ele é de outros criadores, mas tem o nome do msm. Foi criado por hackers… Repassem o maximo possivel, ñ deixem seus amigos baixarem o novo “”WHATSAPP PLUS””.

NÃO ATENDA ESTE NÚMERO DE JEITO NENHUM. PASSE PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS. NÃO ATENDA LIGAÇÃO DO CELULAR DE NÚMERO: (84) 91316949. TODOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO ATENDENDO, ESTÃO SENDO CLONADOS. *ESPALHEM!!!!!!!! NÃO CUSTA NADA REPASSAR AOS SEUS AMIGOS .

Novo WhatsApp, o Plus, e o celular (84) 91316949 são golpes?

Nos últimos dias, o Boatos.org tem se debruçado a desmentir muitos boatos que são pano de fundo para golpes que circulam online. No alto da nossa experiência adquirida no assunto, estamos aqui para dizer que, desta vez, o boato é que exista um golpe. Vamos aos fatos.

Veja o nosso desmentido em vídeo

Como dito antes, os dois textos foram desmentidos em 2014 (coincidentemente pela nossa querida ex-colaboradora Nicoly França, que hoje navega pelas TVs paranaenses e Youtubes de moda). Para não perdermos muito tempo, vamos relembrar o argumento escrito sobre cada assunto.

WhatsApp Plus: para começar, o “novo WhatsApp” não tem nada a ver com WhatsApp Plus. Aliás, não existe “novo WhatsApp”. O WhatsApp Plus era simplesmente um aplicativo muito popular em 2014 que dava “novas funcionalidades” ao comunicador instantâneo. Em 2014, era novidade. De lá para cá, o app acabou defasado e até bloqueado após a venda do WhatsApp para o Facebook.

Há uma coisa que é fato. O WhatsApp Plus não está na Play Store ou loja de aplicativos da Apple. Só o fato de não ser certificado faz o download não ser recomendado. Mesmo assim, a história de que é um vírus e que está sendo anunciado como o novo WhatsApp ou espalhado aos quatro cantos é boato.

Celular (84) 91316949: esse boato é mais absurdo do que o anterior. Como explicamos em 2014, esse tipo de boato de “número que clona telefone” é um clássico. Além de clássico, é insustentável. Ao contrário do que mostram filmes de ação dos anos 80/90, não é possível clonar um número só com uma ligação.

Só para tirar a dúvida, Nicoly ligou em 2014 para o número. Ninguém atendeu e, pelo que sabemos, o telefone dela não foi clonado. Em 2018, também ligamos para o (84) 91316949 (com o 9 na frente, claro). Novamente, ninguém atendeu. Se o nosso telefone for clonado, a gente jura que avisa por aqui.

Resumindo: as duas histórias são mais alarmistas do que outra coisa. No caso do WhatsApp Plus, não se trata nem do um novo WhatsApp, nem da “nova ameaça” ao seu celular. No caso do telefone (84), é bem pouco provável que alguém te ligue deste número. Se ligarem, atenda se quiser, mas sabendo que não vai ter clonagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.