Não troquem a foto do Facebook pelas cores da França, diz alerta falso

By | 18/11/2015

Boato – Facebook e Google estão dando a sugestão de trocar a foto do perfil do Facebook pelas cores da bandeira da França para fazer do brasileiros um alvo do Estado Islâmico.

Quando o Boatos.org fez a lista de sete informações falsas que começaram a circular na internet após os ataques terroristas na França, pensávamos que elas iriam cessar. Foi um engano. Elas continuam aparecendo na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Alerta falso fala das cores do Facebook com bandeira da França

Alerta falso fala das cores do Facebook com bandeira da França

A polêmica vez é uma mensagem que está circulando por WhatsApp e Facebook sobre o recurso de colocar as cores da bandeira da França no perfil da rede social. De acordo com o texto, quem troca a cor do perfil pela bandeira da França coloca o Brasil em risco. Leia:

Não troquem sua foto do perfil do Facebook, pelas cores da Bandeira da França!!! Os donos do Google e Facebook, senhores controladores das redes sociais, satanistas, iluminadas, estão dando essa sugestão propositalmente, sabendo que o povo Brasileiro, vai se comparecer do País e apoar-lo através sa “SOLIDARIEDADE” Provocando assim a ira dos islamistas, que deixaram bem claro que o País que apoiar a “FRANÇA” Será alvo de ataques também. Existem outras formas de apoia-lo e ajuda-los sem expor o óbvio. Orientação Bíblica, “Não saiba sua mão esquerda o que faz a direita” (Mt. 6. 3). E outra,  porque os senhores controladores do Google e Facebook, não sugeriram trocar também as fotos pela Bandeira do Brasil, depois que ocorreu a tragédia em “MARIANA” Minas Gerais? Tenho vários amigos no Facebook, na Alemanha, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, França e entre outros. E nenhum deles tiveram essa opção. Porque será? Como o Brasil  tem um povo “SOLIDÁRIO”  e vai se solidarializar com a FRANÇA, eles deram essa sugestão para que o Brasil viesse sofrer ataques também, pelo preço da sua solidariedade. Se vc foi uma das pessoas que trocou sua foto, por favor, volte sua foto ao normal imediatamente! Compartilhe o Máximo que puder essa informação. Obrigado! Deus abençoe o Brasil..!

Como toda boa mensagem falsa que circula online, há muitos erros de português, caráter alarmista, fontes vagas e pedido de compartilhamento. Só isso (e um pouquinho de bom senso) já faria a gente perceber que a mensagem era falsa. Mas vamos fazer mais algumas análises que desvendam a farsa.

Os donos do Google e Facebook, senhores controladores das redes sociais…”. Para começar, o que o Google tem a ver com a troca da cor do perfil do Facebook? Se você não sabe, Google e Facebook são empresas distintas e o Google não tem nenhuma influência no Facebook.

Senhores controladores das redes sociais, satanistas, iluminadas…”. Satanistas? Essa é nova. Até o momento, não tínhamos a informação de que os donos do Google e Facebook eram satanistas. Iluminadas? Não conseguimos entender direito o que queriam dizer com isso. Illuminatis, talvez… mas também não procede.

Provocando assim a ira dos islamistas, que deixaram bem claro que o País que apoiar a “FRANÇA”. Quê? Para começar, islamista não é terrorista (se você ainda tem dúvida, leia esse artigo). Além disso, quer dizer que o Estado Islâmico vai olhar perfil por perfil para atacar os países que têm bandeirinha da França no perfil? Não, né. Sobre alvos do ISIS, pode ter certeza que os países que têm tropas no Oriente Médio estão no início da lista. E o Brasil está bem longe disso.

Isso sem falar que até o criador do Facebook colocou as cores da bandeira da França no perfil dele. Será que ele também é um suicida que quer virar alvo do Estado Islâmico?

Nem vamos comentar a falta de vontade do Facebook de se colocar a bandeira do Brasil no perfil. Mas dá para imaginar que, justo ou não, a tragédia na França teve mais repercussão internacional do que a do Brasil.

Resumindo: se você não quiser usar as cores da bandeira da França no Facebook, não faça. Mas pode ter certeza que ela não vai ter a mínima interferência em tornar o Brasil alvo ou não do Estado Islâmico.

PS: este artigo foi uma sugestão do leitor (e amigo) Adriano Wilson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

3 thoughts on “Não troquem a foto do Facebook pelas cores da França, diz alerta falso

  1. Jean Emerson

    O editor do texto criticou a mensagem referindo que o Islamista não é terrorista, e no entanto, usa mais de uma vez a referência ao Islamismo como terrorista.

    Reply
  2. JOSÉ GERALDO COELHO

    Esse tipo de alerta é bem compreesível, mas não necessariamente reflete a realidade. O ISIS possui , além de seu poder de guerra, uma tecnologia bem atual em relação às redes sociais, e / ou coisas parecidas. P/ começo de conversa, eu já fui vítima de 11 de setembro de 2004 !!! … Alguem que não conheço, e ficou sem qualquer pista. Sorte minha foi ser atendido por excelentes neurologistas após o ataque !!!.. Tive traumatismo craniano encefálico, com hemorragia vítrea bilateral (sangue olhos a dentro) durante anos !!!… Após desaparecer isso, apareceu outra coisa : Falsa Esquisofrenia ( Psicose Orgânica, na verdade) durante 4 anos e 10 meses., e vivi uma verdadeira história de Ficção Científica. Mas, pode ser porque sou Físico de formção. Quanto ao Terrorismo, acho isso uma involução e, nada mais que uma monstruosidade abominável !…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *