Não instale o jogo Baleia Azul no WhatsApp e Facebook #boato

Boato – Aviso geral alerta para você não instalar o jogo Baleia Azul no seu celular ou computador. O jogo vai te dar ordens como pular de um prédio.

Desde que a mídia brasileira apresentou uma matéria sobre supostos casos de mortes na Rússia relacionados a uma “brincadeira” chamada Baleia Azul, a internet tem entrado em histeria coletiva.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

De um lado, “trolls e curiosos” estão criando e participando de grupos chamados “Baleia Azul”. Do outro, algumas pessoas estão entrando em pânico e atribuindo mortes ao jogo. No meio de tudo isso, um alerta tem circulado com força no Facebook e WhatsApp. Leia:

*Aviso geral* Não instale o jogo chamado “Baleia Azul”. Um grupo de adolescentes criou esse jogo, que exatamente no momento em que se instala, ele tem acesso a todos seus contatos. Ao começar o jogo, os desafios são fáceis, mas quanto mais vai avançando, os desafios chegam até a desenhar uma baleia com uma faca no seu braço, acordar as 4:29, passar a noite vendo filme de terror, e sempre mandando fotos.

A última fase é se jogar de um prédio, e se você quiser sair, ele revela que sabe tudo, e ameaça os seus pais e amigos. Adolescentes na Rússia já estão morrendo, pois há 50 desafios, sendo que o último é o definitivo. *Passe para todos no WhatsApp. Não se brinca com vida*

Não instale o jogo Baleia Azul no WhatsApp e Facebook. Ele rouba dados?

É claro que a mensagem, assim como o que está acontecendo com os relatos de mortes ligadas ao jogo, viralizou na internet. Mas será mesmo que existe algum aplicativo ou jogo a ser instalado chamado Baleia Azul? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Nós, do Boatos.org, temos um monitoramento diário do que acontece na internet para encontrar informações sobre boatos. Por isso, temos visto “de camarote” todo esse pânico criado em torno do jogo. Também por isso, estamos aqui para alertar uma coisa: esse “pânico” é que está sendo o principal combustível para que o assunto continue vivo.

É claro que isso também gera desinformação. Uma das falácias é que existe jogo ou aplicativo ou software Baleia Azul a ser instalado. Não existe nada de instalação relacionada à tal brincadeira. Se você está por fora do assunto, vamos recapitular rapidamente.

A tal da Baleia Azul é um “desafio” (note que desafio tem um significado diferente de jogo. No desafio, uma pessoa é instada a fazer algo. No jogo, duas ou mais pessoas disputam algo e há um vencedor) em que a pessoa teria que cumprir uma série de tarefas e que a última seria se matar. Como é possível ver, não precisa instalar nada para participar do tal desafio.

A única coisa que se precisa é de alguém mau ou sádico (ou idiota) o suficiente para sugerir os desafios e alguém inocente ou com uma predisposição para o suicídio (ou idiota) para cumprir as tarefas. De acordo com relatos, as tarefas seriam enviadas por grupos em redes sociais. No caso da Rússia, foi a Vkontakte. No Brasil, não há comprovação de que algo está sendo feito. Mas a lógica é que os grupos seriam no Facebook ou WhatsApp.

Para além do fato que não precisa se instalar nada, há outras informações no texto que, de acordo com o que temos até agora, não bate com o desafio da Baleia Azul. Primeiro, não tem nada de acesso “aos contatos”. Também não há nada de “desafios fáceis” (pelo menos de acordo com as informações que temos). Pelo o que vimos, o primeiro desafio é fazer um desenho à faca no braço. Vamos convir que não é nada fácil.

Por fim, quem em sã consciência vai acreditar no “papo” de “ele sabe de tudo e vai matar seus amigos e família”. Para quem não sabe, só uma mensagem como essa já renderia uma denúncia na polícia, o que acarretaria em um “susto” na pessoa que fez a ameaça.

Resumindo: não existe jogo da Baleia Azul que rouba os seus dados para ser instalado. O que existe é um desafio que está gerando uma histeria maior do que deveria gerar e, infelizmente, tem a sua fama alimentada por essa histeria.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

21 comentários em “Não instale o jogo Baleia Azul no WhatsApp e Facebook #boato

  • 10/11/2017 em 06:10
    Permalink

    Queria jogar baleia azul (11)971095473

    Resposta
  • 27/06/2017 em 19:34
    Permalink

    Não gostei do fato de você ter chamado quem joga e idiota, a maioria são pessoas que ja não tem motivos pra ficar vivo ai eles veem o jogo como uma opção pra se matar, mas mesmo se não fosse, ainda é ruim o fato de chama-los de idiotas

    Resposta
  • 20/05/2017 em 04:15
    Permalink

    Oi meu nome é Isabella pecorai só Itaquaquecetuba sp queria quero entra jogo da baleia azul quem tive uma grupo só mim chama zap zap meu numero é ddd 11 983444855 só mim chama meu bairro jd nascente Itaquaquecetuba

    Resposta
  • 30/04/2017 em 16:35
    Permalink

    O Lucas é um estúpido devia ganhar juízo e desinstalar o jogo porque o russo que o inventou está preso,mais vale 1 pessoa morrer do que varias crianças com mães a sofrer

    Resposta
  • 21/04/2017 em 10:11
    Permalink

    Na realidade, ninguém sabe se é boato ou não.

    Resposta
  • 19/04/2017 em 22:37
    Permalink

    quero da o boga jogando baleia azuuul

    Resposta
    • 20/04/2017 em 11:03
      Permalink

      Nao existe ese jogo ,fake .td mundo acredita kkkk

      Resposta
  • 19/04/2017 em 22:36
    Permalink

    quero da o boga jogando baleia azul

    Resposta
  • 19/04/2017 em 16:49
    Permalink

    Não sei se existe o aplicativo, mas a questão é bem grave sim! Pelo que tenho acompanhado, a histeria tem razão de existir!

    Resposta
  • 19/04/2017 em 16:26
    Permalink

    Olá,
    Recebi a seguinte mensagem em um grupo hoje:

    “Oi me chamo Lucas estou no desafio da baleia azul moro na cidade de Ipanema MG estou no décimo desafio que é dar balas envenenada pra 30criancas de 3escolas diferentes como já conhece bem a cidade escolhi o Nilo e a escolinha do campo e a imaculada pois tem mas criancas de pequenas peço desculpas as mães mas tenho que cumprir ou eles vem atrás de mim sinto muito pelos filhos de vcs ✅ desafio aceito

    Gente, falem com as crianças para não aceitarem balas, nem nada na escola nem na rua.Olhem o que esta acontecendo.
    Vou repassar como esta postado!”

    Suspeitei da mensagem porque (tirando os erros de português), se o rapaz quer matar as crianças, ele não pode avisar que vai fazer isso, pois os pais vão ficar em alerta. Além disso, como vi aqui na matéria, os participantes do desafio não são obrigados a fazer isso por meio de ameaças, como o “Lucas” disse.
    Também notei a falta de informações sobre data da publicação e fonte da informação.

    Resposta
    • 19/04/2017 em 20:12
      Permalink

      O desafio seria que esses adolescentes aprendessem a escrever e interpretar texto, cada um que eu leio que me enche de vergonha alheia

      Resposta
    • 27/06/2017 em 19:30
      Permalink

      Essa mensagem é falsa -_- não tem nada disso no desafio, isso é chama corrente

      Resposta
  • 18/04/2017 em 19:35
    Permalink

    Atualizem, porque tem sim aplicativos de “jogo”, que fazem esses desafios, mas não roubam dados e ameaçam matar seus familiares se você sair. Cumpre tarefa, se mata, ou acredita, quem tem problema mental, psicológico, não tem perspectiva de vida, ou é só burro mesmo. Ninguém é obrigado a nada.

    Resposta
    • 24/04/2017 em 16:30
      Permalink

      desafio vc vc deposita 3.000 na minha pelo jogo baleia azul
      bradesco ag1999 conta 228133 quando cumpri o desafio manda zap 092994023433 sim nao compri vc vai morrer nao sei quando mas vai

      Resposta
      • 24/04/2017 em 16:38
        Permalink

        quando deposita avisa pq nao tenho bola de cristal

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)