Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não atenda o telefone (31) 99778-9305! Ele clona celular #boato

Não atenda o telefone (31) 99778-9305! Ele clona celular #boato

Boato – Ligações vindas do número de telefone (31) 99778-9305 estão clonando celulares. Todos os números que estão atendendo estão sendo clonados.

Existe um tipo de boato que é um clássico na internet. O dos números de telefone que clonam outros aparelhos celulares. Aqui no Boatos.org já falamos do (11) 3770-4110, do (11) 9965-0000, do (84) 91316949 e até do telefone (65) 20656787. Em comum, a mesma história: o conselho de não atender ligações destes números sob risco de ter o telefone clonado ou créditos roubados.

Agora, um novo telefone está sendo tomado como o vilão da vez. É (31) 99778-9305. De acordo com a mensagem online, muito compartilhada por WhatsApp, todos os números que estão atendendo o telefone estão sendo clonados. Leia o alerta que circula online:

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet

NÃO ATENDA ESTE NÚMERO DE JEITO NENHUM. PASSE PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS. NÃO ATENDA LIGAÇÃO DO CELULAR DE NÚMERO: (31)  99778-9305. TODOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO ATENDENDO, ESTÃO SENDO CLONADOS. REPASSA Não custa nada.

Número de telefone (31) 99778-9305 clona celular?

Não é nem preciso dizer que a mensagem viralizou pelo WhatsApp de forma estrondosa. Mas será mesmo que existe um número de telefone de Minas Gerais que está clonando aparelhos pelo Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Veja o nosso desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Antes de falar da parte técnica em si, vamos falar sobre o que descobrimos sobre o número citado acima. Ao contrário dos números dos outros boatos que, normalmente eram de alguma empresa de telemarketing de empresas ou mesmo serviços de jogos (como no caso do 065), o número (31) 99778-9305 não nos apontou nada.

Não há nenhum registro dele como serviço e quando tentamos ligar, nada. Agendar no WhatsApp também não nos levou a nenhum resultado. Isso nos faz crer em duas hipóteses: ou é um número sem dono ou o dono do telefone desistiu de usá-lo (talvez por causa do boato).

Notou que falamos em “boato”. Pois é isso mesmo, o alerta que circula online é falso. O primeiro ponto que já causa desconfiança está na própria mensagem. E aí vai um conselho de ouro: desconfie de textos que têm caráter alarmista, pedem compartilhamento e estão em caixa alta.

Falamos do caráter do texto, mas nem precisávamos. Pois saiba que este tipo de clonagem como a citada no texto é impossível. Não se “clona” um telefone apenas ligando para um número. Como explicamos já em outros textos, já há tecnologia nas redes de telefonia que preservam o aparelho. Nesta matéria do Jornal O Povo, há a explicação sobre o assunto:

“Todo chip tem as informações codificadas. Clonar, em outras palavras, seria programar um celular para funcionar como se fosse o seu. Isso exige uma tecnologia muito avançada. Acredito que somente a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos tem acesso a esse tipo de programa. Não temos notícia de criminosos utilizem esse procedimento”.

Atualmente, os casos de “clonagem”, que eram comuns no início dos anos 2000, estão cada vez mais raros. No passado, o principal método era por radiofrequência (principalmente de telefones em deslocamento, que operavam no analógico). O advento de redes digitais de telefone e o barateamento das ligações diminuíram os casos.

Resumindo: temos dois motivos para você ficar tranquilo. Até que se prove o contrário, é bem provável que este número não vai ligar para você. Se ligar, não há risco de seu telefone ser clonado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão das leitoras Fabiana Lopes e Lúcia Bezerra. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato pelo siteFacebook ou envie uma mensagem para o número (61) 99331-6821 no WhatsApp.