Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não atenda ao celular carregando, alerta técnico da Samsung #boato

Não atenda ao celular carregando, alerta técnico da Samsung #boato

Boato – Técnico da Samsung que foi ver rapaz que morreu com explosão de celular disse que não se deve atender o telefone enquanto ele estiver carregando.

Agora pouco, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que um homem tinha morrido no Hospital do Campo Limpo (em São Paulo) depois de atender a uma ligação telefônica com o celular carregando. No texto, falamos que a história seria dividida em duas partes. Vamos à segunda parte, como prometido.

A mesma pessoa que gravou o áudio contando a balela também gravou uma mensagem em que diz que um técnico da Samsung teria ido ao hospital e dado diversas orientações em relação ao uso do telefone.

Como o áudio gravado pelo tal Alex e que dá o crédito ao “técnico da Samsung” é gigantesco (para os padrões do WhatsApp), desta vez nós vamos fazer o desmentido parte a parte. De início, escute a gravação e veja o número de dicas (furadas, claro) que ela vomita para internautas.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Técnico da Samsung alertou para não se atender ao celular carregando?

Assista ao nosso recado sobre celulares que explodem e fotos de pessoas mortas e compartilhe:

O áudio circulou demais no WhatsApp e, como vocês devem imaginar, é falso. Antes de falar parte por parte, vamos falar de informações que já inviabilizam que as “receitas do técnico da Samsung” seja real. Vamos aos fatos.

A primeira informação você vai perceber no conteúdo. Ele segue o script das balelas online (inclusive com muitos erros de português). O segundo ponto é uma questão lógica. Já falamos que não houve acidente com o celular. Se não houve acidente, não houve visita de técnico da Samsung, certo? Dito isso, vamos analisar o conteúdo. Leia a transcrição do áudio (sempre em vermelho):

Um técnico da Samsung saiu daqui agora há pouco. Veio fazer uma perícia antes do corpo sair para fotografar e tirar alguns fragmentos da explosão e deixou uma série de recomendação. Diz que o fabricante coloca lá no manual, mas ninguém olha o manual. Não carregar o celular com capinha. O celular é comprado sem capinha.

Primeiro ponto. Fazer perícia em corpo não é função de técnico de uma empresa de telefonia! Tirar fragmentos de uma pessoa morta também não é, obviamente. Segundo: é fato que algumas medidas podem aumentar o tempo de vida do telefone. Caso a capa do celular seja uma “paralela” que tampe locais de dissipação de calor, é interessante tirá-la. Isso não quer dizer que o celular vai explodir. E, não necessariamente o celular é vendido “sem capinha”.

Não atender celular carregado na rede. Como não podemos em época de chuva, passar roupa com o ferro ligado na rede. Uma descarga elétrica, ele vai provocar uma explosão.

Terceiro ponto. O celular não explode por estar ligado na tomada e alguém atender uma ligação. O máximo que pode acontecer se o telefone aquecer muito é o aparelho ser danificado. Usar o celular na tomada é muito diferente de usar ferro de passar roupa enquanto caem raios (de fato, usar aparelhos elétricos em tempestades com raios não é recomendado).

Outra coisa que ele falou. O celular é uma máquina. Quando tá quente é sinal que tá superaquecido. Nós temos que ter um aplicativo, baixar um aplicativo, para manter a temperatura entre 40º e 42º e tá sempre corrigindo como corrigimos os vírus, aquela coisa toda. Então, precisa muito cuidado ao manejar.

Então, precisa muito cuidado. Celular não é brincadeira. Se você sentir na sua perna que ele está muito quente. Se pôs no peito e percebe que ele está quente, baixa o aplicativo para resfriar o sistema operacional do celular. Ele falou um monte de coisa que depois vou até divulgar.

Quarto ponto: caraca, o celular é uma máquina, sério? Quando tá quente é porque tá superaquecido? Poxa! Gênio, hein. Sobre o uso de aplicativos para resfriar o telefone, nem sempre é a melhor dica. O melhor para o telefone não aquecer é não sobrecarregar a memória dele (não baixar um milhão de apps, por exemplo). Para fazer a limpeza, é possível fazer manualmente. Às vezes, alguns desses aplicativo ajudam a esquentar o telefone (principalmente se estiverem em segundo plano).

À noite, nunca deixe um celular carregando na sua cabeceira, principalmente se tá ligado. O celular tem que estar descarregado. Lembra, você vai dormir. Qualquer emergência que acontecer com amigos e família, de alguma forma vai chegar para você uma informação.

Não deixar perto da sua cama, da sua cabeceira nunca, se for carregar à noite. Se for carregar o celular à noite, deixa o celular no chão, bem longe dos humanos que estão dormindo dos animais que estão perto. Percebe porque. Porque é um aparelho que tá ligado numa rede elétrica. Veio uma descarga de uma rede elétrica então cai uma rede elétrica…

Por exemplo, um problema na rua, um carro bate e quebra um, um daqueles postes cai e arrebenta os fios, aí vem o reparo durante a madrugada e vai recolocar um transformador no lugar e, ao ligar, vem uma descarga maior. O telefone pode não aguentar, ele vai explodir. Se estiver perto da sua cabeceira na cama, ele vai explodir na sua cara. Na sua cabeça. Você nem vai acordar. As pessoas vão acordar para ir no seu enterro.

Quinto ponto: o nosso amigo Alex força a amizade neste ponto. Se o celular receber a tal sobrecarga, o que vai acontecer com ele é exatamente o que acontece com outros aparelhos: parar de funcionar. Vale dizer que em um religamento de luz isso não tende a acontecer. Vale também lembrar que já desmentimos um monte de vezes boatos de celulares que “explodiram” (só que não) na cabeceira.

Porque olha. Eu fiquei assustado, vejo um monte de gente chegar aqui em três, quatro pedaços que o pessoal consegue ajuntar. Porque às vezes acontece, vem o braço separado da perna, o pescoço separado do corpo, e tal. Mas isso que vi hoje não tinha como porque esfacelou, não tem nem como pegar porque a arcada dentária, o queixo, o pedaço do rosto porque ficou tudo lá no local em que explodiu na cara do cidadão.

Infelizmente, deixou dois filhos, uma esposa jovem, dívida pra pagar por causa do que? Uma curiosidade. Ir lá ver um zap, o Facebook ou atender uma ligação com o aparelho ligado na rede. Pelo amor de Deus. Com o aparelho ligado na rede, primeiro você tira o aparelho. Depois você olha ele. E lembrando. No posto de gasolina nem olha para o celular. Se você olhar pra ele já é um perigo. Se por a mão e atender é risco iminente. Abraço a todos.

No final, é blábláblá e mimimi já desmentido no nosso post anterior. Resumindo: já deu para ver que o relato sobre o técnico da Samsung não só é falso como também carrega uma série de dicas baseadas em “achismo” sendo que muitas delas são furada. Desserviço e balela. Abraço a todos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.