Menina com feridas no corpo vai ganhar 1 centavo por vídeo no WhatsApp #boato

Boato – Menina com feridas no corpo vai ganhar 1 centavo por cada vez que sua foto ou vídeo é enviado no WhatsApp para a sua cirurgia. 

Tem alguns tipos de boatos que precisam ser desmentidos diversas vezes. Dentre todos os boatos, o que mais se encaixa nesta categoria é o que fala que o WhatsApp ou o Facebook ou qualquer rede social vai dar dinheiro por imagem compartilhada ou repassada de crianças (normalmente com doenças). No futuro, vamos uma página fixa para não precisar desmentir caso a caso. Mas hoje vamos falar de mais um deles.

Circula no WhatsApp um vídeo terrível de uma menina com o corpo cheio de feridas (parecem queimaduras). Durante cerca de um minuto e meio ela ora pedindo a cura e chorando de dor: “Hey senhor, toda essa dor, meu Deus. Eu não estou aguentando meu Deus, eu estou sofrendo senhor. Por favor meu Deus, me ajude meu pai, por favor senhor”. Obviamente, não vamos compartilhar o vídeo.

Junto à filmagem, circula um áudio que fala que o WhatsApp vai dar um centavo por cada vez que “a foto” for compartilhada no WhatsApp para uma cirurgia de medula óssea. Escute o áudio e leia a transcrição do arquivo logo abaixo (o arquivo foi enviado por um dos leitores do Boatos.org no WhatsApp):

Gente, esta menininha aí que postei agora precisa fazer uma cirurgia de medula óssea. Então cada vez que a gente manda a foto dela em um grupo, ela ganha um centavo que ela tá fazendo a campanha dela pra isso aí. Um centavo por foto enviada por ela pelo zatzaps, zatzap… se alguém puder contribuir mandando a fotinha dela para todas as pessoas e grupos, ela ganha um centavo pra poder fazer essa cirurgia.

Menina com feridas vai ganhar 1 centavo por vídeo enviado no WhatsApp?

Nós, do Boatos.org, estamos acostumados a receber todo o tipo de material para checagem e, por conta disso, até acabamos perdendo um pouco a capacidade de se comover ou revoltar com as notícias falsas. Porém, essa história bateu forte. E aí fica a pergunta: o quão sádica é uma pessoa que cria uma notícia falsa para expor o sofrimento de uma criança? Que tipo de gente é essa?

Há erros em diversos níveis na tal história. O primeiro é de quem filmou e postou o momento de dor da menina. O segundo é de quem gravou o áudio falando que o WhatsApp vai doar dinheiro (provavelmente, o áudio foi gravado para ser postado com outro vídeo, o da menina que dançava com o médico tocando). O terceiro é o que de quem relacionou o vídeo e a foto. Desabafo feito, vamos aos fatos.

Ponha isso na sua cabeça: o WhatsApp não doa dinheiro para crianças por causa de fotos e vídeos postados no aplicativo. O primeiro motivo é que seria, no mínimo, bizarro o app contabilizar imagens que expõem a doença dos outros para doar. O segundo é que as conversas no aplicativo são criptografas. Ou seja, não há sequer como contabilizar quantas vezes algum arquivo foi repassado.

O terceiro motivo está no próprio histórico. Já desmentimos uma dezena de vezes a informação de que o WhatsApp estaria doando dinheiro para crianças doentes (assista um dos casos no vídeo abaixo). E, ao contrário do que diz o dito popular, uma mentira contada mil vezes continua sendo mentira.

Sobre a menina do vídeo. Ao procurar sobre a personagem do arquivo, não encontramos nada a respeito dela. O próprio vídeo em si não parece ser de uma campanha (parece ser mais um momento de intimidade da menina com Deus). Achamos alguns casos de meninas com feridas no corpo (ocasionadas por doença de pele) que pediram ajuda, mas nenhuma se assemelha à da filmagem.

Atualizado em 06/11/2017. Identificamos a menina do vídeo. Recebemos da leitora Delfa Neves, no WhatsApp do Boatos.org, a informação de que a menina do vídeo é Larielly, de 11 anos. A mãe da menina, que sofre de epidermólise bolhosa, publicou um vídeo desmentindo a informação de que o WhatsApp vai dar dinheiro. Assista:

Mesmo sem identificar a pessoa no vídeo, há mais um ponto que “não casa com o áudio”. O primeiro é que a mulher (que parece estar alterada pelo álcool) fala em “foto compartilhada” (o que não tem nada a ver com o vídeo). O segundo é que ele fala em cirurgia de medula (o que também não tem nada a ver). Se as pessoas tivessem se atentado a esses dois pontos, o vídeo não seria tão compartilhado.

Resumindo: não compartilhe no WhatsApp o vídeo da menina que está com feridas no corpo. Além de a rede social não dar um centavo por vídeo postado, você vai estar expondo (sem autorização) a imagem de alguém. Importante: nem sempre vamos conseguir desmentir este tipo de boato. Então, se você vir qualquer mensagem que fale sobre doação por compartilhamento de foto e vídeo, ignore.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

15 comentários em “Menina com feridas no corpo vai ganhar 1 centavo por vídeo no WhatsApp #boato

  • 16/01/2018 em 11:41
    Permalink

    SIM, MAS E A GAROTINHA. ONDE ESTÁ ?. ELA ESTÁ BEM ?. PORQUÊ PARA TODOS NÓS O QUE MAIS IMPORTA AGORA É SABER SE ELA ESTÁ BEM E POR QUÊ O GOVERNO OU AS ENTIDADES NÃO DISPONIBILIZAM PROGRAMAS QUE REALMENTE AJUDEM CRIANÇAS COM PROBLEMAS ASSIM. MAS FALO PROGRAMAS QUE FUNCIONEM. NÃO DEMAGOGIA OU PROPAGANDAS DE MÍDIAS. QUANDO ESTAMOS TRABALHANDO SEJA DE EMPREGADO OU PRESTADOR DE SERVIÇOS SOMOS EXIGIDOS O MÁXIMO DE EFICIÊNCIA E EXISTE ATÉ AULAS E TREINAMENTOS PARA NOS APERFEIÇOAR. MAS E OS COMANDANTES DO PAÍS ? POR QUÊ TAMBÉM NÃO DÃO O MÁXIMO DE SI PARA QUE SUAS RESPONSABILIDADES SEJAM REALIZADAS ?. E MAIS UMA VEZ, PARA NÃO PERDER O FOCO DA PERGUNTA. E A GAROTINHA ESTÁ BEM ?

    Resposta
  • 06/12/2017 em 09:02
    Permalink

    Assustador essas mentiras, fico sofrida imaginando ser verdadeiro, sempre oro no primeiro instante, agora verificando que é boato. Parei de repassar desconfiada a verdadeiro os fatos.

    Resposta
  • 11/11/2017 em 13:52
    Permalink

    Alguém tem o endereço dessa menina com feridas que pede ajuda, estou em busca de maiores informações.
    79 998669417

    Resposta
  • 10/11/2017 em 15:04
    Permalink

    Apesar de não ser esse o objetivo desse site, mas acho que ele poderia ajudar divulgando meios de contato com a família de verdade. Tenho certeza que existe muita gente interessada em ajudar!

    Resposta
  • 07/11/2017 em 06:47
    Permalink

    Qual e a pagina para saber mais sobre essa crianca? Independente de tudo eu sinto muito por essa crianca sofrer tanto. E muito dificil as vezes entender por que certas pessoas se beneficiariam de algo tao tragico. Por favor me informe pois queria saber mais sobre Lariele ouvi esse nome no video.

    Obrigada
    Andrea

    Resposta
  • 06/11/2017 em 01:22
    Permalink

    As pessoas ficam brincando com a dor dos outros, e ainda fazem quem ouve, ou assiste vídeos como este da criança com o corpo todo tomado por feridas, dedos dos pés deformados. É por aí vai.
    Como alguém vai ganhar dinheiro somente porque outros compartilharam vídeos e áudios pelo whatsapp. Quem vai pagar, se o o acesso é grátis e conteúdo exclusivo?

    Resposta
  • 06/11/2017 em 00:08
    Permalink

    pesquisem: Programa SBT Comunidade 27 06 2017 Menina com doença rar, pede ajuda ao SBTComunidade, o nome dela é Viviane

    Resposta
    • 11/11/2017 em 13:52
      Permalink

      Alguém tem o endereço dessa menina com feridas que pede ajuda, estou em busca de maiores informações.
      79 998669417

      Resposta
  • 05/11/2017 em 22:08
    Permalink

    Sofri muito com vídeo me coloquei lugar dela como se fosse minha neta. Chorei gostaria de ajudar mais não repassando vídeo. Se souber quem é mi avisem.

    Resposta
  • 04/11/2017 em 19:55
    Permalink

    Pouca vergonha pro nosso brasil.meu deus cade o governo o presidente pra ajudar essa crianca meu deus .sera q eles nao se poi no lugar dessa crianca sentido dores meu deus quando chega a eleicao eles promete tanto fala q vai ajudar cade .nossa ate chorei com esse videio gente nois tem filhos nossa passa tanta coisa pela cabeca ajuden ela em nome de jesus

    Resposta
    • 05/11/2017 em 23:12
      Permalink

      Não sabemos quem é! Não podemos expor a criança! Quando ver alguém assim leve ao posto de saúde, ao médico, enfim, do que adianta filmar e exibir para todo mundo?

      Resposta
    • 02/12/2017 em 21:33
      Permalink

      O PROBLEMA E SABER SE O VÍDEO E VERDADE PARA TENTAR AJUDAR…COMPARTILHAR TODOS ESTES VÍDEOS E FOTOS PARA OS SAFADOS,LADRÕES E CORRUPTOS DO CONGRESSO NACIONAL E OBRIGA-LOS A FAZER ALGO PARA E PELO POVO BRASILEIRO.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)