Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mark Zuckerberg ajuda crianças com câncer do mundo que tenham compartilhamentos #boato

Mark Zuckerberg ajuda crianças com câncer do mundo que tenham compartilhamentos #boato

Boato – Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, faz doações para crianças em tratamento contra o câncer de todo o mundo com base em compartilhamentos.

Não é novidade pra ninguém que grandes empresas mundialmente conhecidas costumam apoiar causas sociais. Seja através de doações, seja através da criação de fundações próprias, muitos CEOs buscam fazer o bem.

De acordo com inúmeras mensagens que andam circulando pelo próprio Facebook, o fundador da rede, Mark Zuckerberg, estaria fazendo boas ações no mundo todo com base nos compartilhamentos. Esperançosos com uma oportunidade, o Hospital Martagão Gesteira criou uma campanha no Facebook para fazer sua mensagem chegar até Mark.

“Resolvemos pedir ajuda diretamente a um doador super especial: você, Mark Zuckerberg . Afinal, a gente sabe o quanto você ajuda a diversas instituições e projetos pelo mundo. Quem sabe a gente não consegue entrar nessa lista também!”, diz a mensagem. E a campanha ganhou ainda mais visibilidade depois que uma reportagem feita pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo, foi ao ar. Confira:

 Quase todo mundo conhece, usa ou, se não usa, com certeza já ouviu falar do Facebook. O que poucas pessoas sabem é que o fundador dessa rede social, o Mark Zuckerberg, ajuda muitas entidades e instituições do mundo inteiro. Sabe como ele faz isso? Em campanhas na própria rede, onde uma mensagem é compartilhada milhares, milhões, bilhões de vezes. Pois é, quanto mais compartilhamentos, mais chances da entidade receber uma ajuda financeira. E quem tá buscando ser beneficiado com essa iniciativa é o Hospital Martagão Gesteira aqui de Salvador.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Mark Zuckerberg ajuda crianças com câncer do mundo todo que tenham muitos compartilhamentos no Facebook?

A história de que Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, ajuda entidades e instituições no mundo todo com base em postagens com muitos compartilhamentos é antiga. E se você acreditou nessa história, infelizmente, trago a verdade: ela é falsa. Quer saber o motivo? Então, continua lendo.

Com bastante frequência, o Facebook é invadido com histórias que prometem doações, de uma quantia determinada para cada compartilhamento, para crianças doentes, abandonadas ou coisas do tipo. A tese é totalmente equivocada e já desmentimentos várias histórias do tipo aqui no Boatos.org, como a doação para o tratamento da Yasmin ou para a menina cega.

Mark Zuckerberg, de fato, mantém, junto com a esposa Priscilla Chan, uma fundação, a Chan Zuckerberg Iniciative. Porém, a fundação não ajuda entidades com base em compartilhamentos. Para se candidatar a um auxílio da fundação, as pessoas precisam se inscrever no site e não buscar compartilhamentos.

Vale ressaltar que a fundação de Mark e Priscilla ajudam projetos mais voltados à área de pesquisa e na região de San Francisco (EUA). Então, infelizmente, o auxílio não está aberto ao mundo todo e muito menos para a área da saúde.

Destacamos que existe sim a possibilidade do vídeo se tornar viral, chegar ao conhecimento de Mark Zuckerberg e uma doação espontânea ocorrer. Porém, desde que foi ao ar, em junho de 2017, nada ocorreu. E, claro, não podemos culpar o Mark por isso. Imagina quantos pedidos de doações ele não deve receber, não é mesmo?

Enfim, a causa levantada pelo Hospital Martagão Gesteira é nobre e eles merecem a doação. Entretanto, é pouco provável que essa ajuda venha do Facebook ou de compartilhamentos.

Se você se comoveu com a campanha (que é super fofa, por sinal), pode consultar os dados da conta bancária do hospital na postagem do vídeo e fazer uma doação. O que, com certeza, será muito mais útil do que apenas compartilhar o link. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.