Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mark Zuckerberg inventou palavra BFF para verificar conta no Facebook #boato

Mark Zuckerberg inventou palavra BFF para verificar conta no Facebook #boato

Boato – Mark Zuckerberg inventou a palavra BFF para garantir que sua conta está segura no Facebook. Alerta pede para escrever “BFF” nos comentários.

Com mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo, o Facebook é um dos canais onde mais se divulgam notícias falsas na internet. Por mais estranho que pareça, a própria rede social é alvo de várias balelas que circulam por aí. Só neste ano, já apareceram histórias sobre entrega de prêmios instantâneos, doações para crianças com câncer, Facebook fechado e pago e muitas outras.

Dessa vez, a história aponta que Mark Zuckerberg inventou a palavra BFF para verificar conta no Facebook. A mensagem, que viralizou no Facebook e WhatsApp, afirma que “Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, inventou a palavra BFF para garantir que sua conta está segura”. Para proteger a conta, o método é simples: escreva BFF nos comentários e se ficar verde sua conta está protegida. Leia o que diz a mensagem:

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, inventou a palavra BFF Para garantir que sua conta está segura no Facebook TYPE BFF EM UM COMENTÁRIO Se ela aparecer verde, sua conta está protegida Se ela não aparecer greern, você deve alterar a senha. Tente

Mark Zuckerberg inventou palavra BFF para verificar conta no Facebook?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vamos combinar que a mensagem é muito suspeita. Mas, mesmo assim, muita gente acreditou. A história, que começou a circular em inglês, viralizou e ganhou novas versões no Brasil e Angola. Para aqueles que compartilharam, temos um recado: é boato. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Para começar, não existe nenhum comunicado oficial do Facebook sobre o assunto. O próximo ponto e mais óbvio está no fato de que Mark Zuckerberg não inventou a palavra BFF. Isso porque trata-se de uma gíria para Best Friend Forever e, como toda boa gíria, ninguém sabe muito sobre sua origem. Ao que tudo indica, a sigla nasceu em 1996 (bem antes do Facebook, diga-se de passagem).

Como se não bastasse isso, a mensagem segue o mesmo enredo de correntes do Facebook, como o famoso deixe seu amém e o compartilhamento de imagens de crianças doentes, que, como já explicamos, são táticas utilizadas para impulsionar conteúdos no Facebook por meio de pedidos de comentários e compartilhamentos.

Por fim, não tem lógica uma verificação de segurança com uma palavra em um comentário. Afinal, que tipo de segurança utilizaria uma palavra que todos sabem, e que facilmente poderia ser programada por um computador. Então, para encerrar o assunto é isso: Mark Zuckerberg não inventou a palavra BFF. Mais uma vez, temos uma grande bobagem e um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.