Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Diretor Mark alerta que Facebook será fechado e pago para quem não compartilhar texto #boato

Diretor Mark alerta que Facebook será fechado e pago para quem não compartilhar texto #boato

Boato – Em mensagem, Mark Zuckerberg avisa que Facebook será fechado e pago para quem não compartilhar texto.

O problema dos boatos que circulam online é que a maioria deles simplesmente se recusam a morrer e “ressuscitam” novamente depois de um tempo. A prova disso está na história de que o Facebook passará a ser pago.

Dessa vez, a história que circula no Facebook e WhatsApp aponta que Mark, diretor do Facebook, alerta que a rede social será fechada e paga para quem não compartilhar o texto. A mensagem é assinada por Mark Zuckerberg e diz que “o uso do Facebook custa dinheiro” e que “se você enviar esta string para 18 diferentes da sua lista, seu ícone será azul e ficará livre para você”.

O texto afirma ainda que “amanhã às 18:00 o Facebook será fechado e para abri-lo você tem que pagar” e adverte: “esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que nossos servidores foram recentemente muito congestionados. Estamos pedindo sua ajuda para resolver este problema”. Leia o que diz a mensagem:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Olá, sou Mark, o diretor do Facebook. Olá pessoal, parece que todos os alertas são reais. O uso do Facebook custa dinheiro. Se você enviar esta string para 18 diferentes da sua lista, seu ícone será azul e ficará livre para você. Se você não acredita em mim, amanhã às 18:00 o Facebook será fechado e para abri-lo você tem que pagar. Isso tudo é por lei. Esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que nossos servidores foram recentemente muito congestionados. Estamos pedindo sua ajuda para resolver este problema. Pedimos que nossos usuários ativos encaminhem esta mensagem para cada uma das pessoas em sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos do Facebook. Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos do Facebook, sua conta permanecerá inativa, resultando na perda de todos os seus contatos sem a transmissão desta mensagem. Seu smartphone será atualizado dentro das próximas 24 horas, terá um novo design e uma nova cor para o chat.

Caros usuários do Facebook, atualizaremos o Facebook para as 23:00. até as 05:00 deste dia. Se você não enviar para todos os seus contatos, a atualização será cancelada. Você não poderá conversar com suas mensagens no Facebook. Você terá que pagar a taxa se você não for um usuário freqüente. Se você tiver pelo menos 10 contatos, envie esta mensagem de texto e o logotipo ficará vermelho para indicar que você é um usuário confirmado … Terminaremos gratuitamente. Amanhã eles começam a coletar mensagens para o facebook em 0,37 centavos. Encaminhe esta mensagem para mais de seus 9 contatos e ela estará livre para a vida toda para você. Olhe e a bola fica verde. Faça isso e você verá que o Facebook agora está livre. Envie para 10 pessoas para reativar seu serviço sem custos.

Diretor Mark alerta que Facebook será fechado e pago para quem não compartilhar texto?

Apesar de parecer óbvio, a história levou muitos desavisados a compartilhar a mensagem. Mas mantenha a calma porque é boato. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

O primeiro motivo e mais óbvio (pelo menos para os leitores do Boatos.org) está no fato de que a história já foi desmentida no ano passado. A única diferença do boato é a assinatura do alerta, que de Carlos passou para Mark, dono do Facebook. Ou seja, a história já e velha e possui diversas versões.

Como se não bastasse isso, o texto é um amontoado de informações que já circularam e foram desmentidas como, por exemplo, na história do diretor Alex Brettan e da cobrança do WhatsApp, inclusive, temos um desmentido em vídeo. Confira:

Pois bem, só isso já é suficiente para dizer que se trata de #boato, mas também vale lembrar que, além de confusa, a mensagem possui aquelas velhas características de boatos: texto sem fontes, erros de ortografia e pedidos de compartilhamento.

Portanto, a história de que o diretor Mark alerta que Facebook será fechado e pago para quem não compartilhar texto é #boato. A história pegou embalo com as notícias sobre o uso de dados do Facebook e enganou muita gente por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.