Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Lenda: telefone celular no modo avião carrega duas vezes mais rápido

Lenda: telefone celular no modo avião carrega duas vezes mais rápido

Lenda diz que carregar telefone no modo avião é mais efetivo
Lenda diz que carregar telefone no modo avião é mais efetivo

Boato – Smartphone carrega duas vezes mais rápido no modo avião, quando você precisa de uma recarga rápida

Ah, como eu tenho saudades dos celulares de antigamente, daquele Nokia 1100 que, além de ter jogo da cobrinha, ainda tinha uma bateria que durava uma semana. Ok, se você ficasse jogando direto ele “só” durava uns quatro dias. Mas ficar quatro dias sem carregar o celular, ou até dois dias que seja, é uma coisa impossível de se imaginar nos smartphones nos dias de hoje, quando nos desesperamos apenas com a ideia de ficar sem bateria no meio do dia.

Com esta realidade que vivemos, as pessoas ficam em busca de maneiras para fazer durar mais sua bateria, algumas compram cases com bateria extra acoplada, carregadores para carro e até solares. Mas ainda assim, alguns dizem existir métodos eficientes para que, pelo menos, a bateria do celular carregue mais rápido.

Um desses métodos é que, se você carregar seu celular no modo avião, ele carrega duas vezes mais rápido. Isso seria bem eficiente, pois às vezes você só precisa de uns 10% de bateria para fazer uma ligação e quer carregar de forma rápida. Você já deve ter ouvido falar nisso, pois circulou bastante nas redes sociais, principalmente no Facebook, como nesta página. Leia:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

DICA: Se colocar seu celular para carregar em “modo avião”, ele carregará 2x mais rápido.

Conheço muitas pessoas que passaram a utilizar esse método para perder o menor tempo possível carregando seus celulares, até eu acreditei nesse ‘jeitinho brasileiro’ de carregar celular, mas alguém já fez o teste para ver se realmente faz diferença? Você deve não ter feito, mas já teve gente que fez sim e pode provar se é verdade ou apenas um boato.

O pessoal do Tecmundo fez uma pesquisa para comprovar ou não essa teoria. Para isso, eles recarregaram os aparelhos três vezes durante um período de 10 minutos nas seguintes condições: ligado com a conexão WiFi ativada, ligado com o “modo avião” e totalmente desligado. Depois, eles compararam os resultados para ver se a ativação do modo avião fazia alguma diferença na hora de realizar uma recarga rápida no celular.

Depois da pesquisa, eles mostraram os resultados de acordo com cada aparelho.No Sansung Galaxy S3, desligado: 8%, modo avião 8%, wifi ligado 7%; no Sansung Galaxy S4 mini, desligado: 8%, modo avião 7%, wifi ligado 7%; no iPhone 4, desligado: 13%, modo avião 10%, wifi ligado 10%; iPhone 5S, desligado: 14%, modo avião 10%, wifi ligado 10%; Nokia Lumia, modo avião 8%, wifi ligado 5% (neste modelo não tem como carregar com o aparelho desligado.

O teste concluiu que apesar de haver uma ligeira diferença em alguns casos, ela não é significativa, quando você quer carregar apenas 10% do celular, praticamente não há diferença de você deixá-lo ligado normalmente ou com o modo avião ligado. Se você realmente precisa carregar um pouco mais rápido, o mais indicado é desligar o aparelho completamente.

Resumindo, apenas em pequeno espaço de tempo não há vantagens comprovadas em deixar o celular no “modo avião” para carregar sua bateria. A promessa é que em 2016 nós tenhamos no mercado o carregador mais rápido do mundo, mas enquanto isso, o jeito é esperar.