Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Justiça determina bloqueio do WhatsApp em 2017 #boato

Justiça determina bloqueio do WhatsApp em 2017 #boato

Boato – A Justiça brasileira determinou o bloqueio do WhatsApp. Vai vir uma mensagem, mas não atualize o aplicativo.

Entra ano e sai ano, alguns boatos continuam fortes no WhatsApp. É o caso deste, que é um dos mais populares em 2017 e já fez sucesso em outros tempos no aplicativo de mensagens.

Notícia falsa diz que WhatsApp vai sair do ar
Notícia falsa diz que WhatsApp vai sair do ar

Tem viralizado no “zapzap” uma mensagem que aponta que a Justiça determinou o bloqueio do WhatsApp. Mais do que isso, a mensagem pede para ninguém atualizar o aplicativo. O texto usa o tumbnail de um vídeo do Youtube com o símbolo da TV Globo e tem um link do jornal Folha de S. Paulo. Leia o texto que circula online:

https://youtu.be/bX6Cks5_OUw *Justiça brasileira determina o bloqueio do whatsapp por ordem judiciária vai vir uma mensagem no seu celular para vc atualizar o seu whatsapp por favor não atualize. pq assim que vc atualizar irá bloquear automaticamente e vc não vai mais conseguir entrar.* *Muitas pessoas já fizeram isso é foi bloqueado, repasse essa msg para todos que puder não vamos deixar isso acontecer. Informações no site da justiça brasileira que determinou o bloqueio do whatsapp: folha.uol.com.br por favor repasse.*

A gente achava que isso não iria acontecer, mas um monte de gente saiu compartilhando a mensagem a torto e a direito. Mas será mesmo que a Justiça do Brasil determinou o bloqueio do WhatsApp agora em 2017? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Sabe aquela história de gato escaldado tem medo de água? Pois bem, é fato que a Justiça chegou a determinar o bloqueio do aplicativo por 24 horas em algumas ocasiões e isso deixou o boato “um pouquinho” mais factível.

A primeira foi no ano de 2015. O bloqueio foi determinado após o WhatsApp não colaborar com investigações criminais A segunda vez foi em 2016 e o motivo foi semelhante, assim como a terceira vez, também em 2016. Na terceira ocasião era um caso de estupro no Rio de Janeiro. Em todos os casos, o bloqueio foi derrubado por liminar antes do prazo estipulado.

Mas em 2017? Estamos com apenas dez dias desse ano, mas por enquanto o único sinal de bloqueio do WhatsApp é a mensagem que circula na internet. Inclusive, se você for procurar nas notícias da Folha de S. Paulo ou da Globo não vai achar nada recente a respeito do tal bloqueio no aplicativo.

Para além disso, vale apontar também que, mesmo nas vezes em que o WhatsApp foi bloqueado, a paralisação não teve nada a ver com atualização do aplicativo. Isso porque o bloqueio se deu por meio das operadoras e não no software em si. Ou seja, caso ocorra bloqueio não há forma de burlá-lo. Aliás, até há (mas não vamos ensinar).

E só para jogar a última pá de terra nas pretensões do boato, vale apontar que nem um texto que use o termo “ordem judiciária” em vez de “ordem judicial” e diz que o site da Folha é o site da Justiça brasileira merece ser levado a sério.

Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp vai ser bloqueado em 2017 não só é falsa como também é um boato velho. Só trocaram a data para ele ter uma cara atual. Vamos para o próximo boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de vários leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.