Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Instagram limitou alcance dos posts para 7% dos seguidores #boato

Instagram limitou alcance dos posts para 7% dos seguidores #boato

Boato – Atenção: o Instagram limitou o alcance dos posts para 7% dos seguidores. Comente “sim” para melhorar o algoritmo.

Paisagens de tirar o fôlego, modelos fitness com corpos surreais, look do dia e animais fofos. A lista é longa. Se você é usuário do Instagram, já está familiarizado com ela. Porém, será preciso também se acostumar com a limitação em 93% do alcance das publicações. É o que indica a informação que circula na internet.

A notícia aponta que o Instagram limitou o alcance dos posts para 7% dos seguidores. Na publicação, o texto diz que “o Instagram limitou nossos posts para que apenas 7% dos nossos seguidores os vejam” e pede para que quem “viu esse post comente sim”. Em outras versões, a mensagem indica que o Facebook também adotou a regra. Leia o que diz as mensagens:

AVISO IMPORTANTE! O Instagram limitou nossos posts para que apenas 7% dos nossos seguidores os vejam.
Se você viu esse post comente “SIM”. Isso irá melhorar nossos algoritmos e você verá meus posts novamente. 
Eu sei gente! Que vcs querem ver suas páginas preferidas. E isso será necessário nesse momento!! Isso é um teste! O Instagram e o Facebook limitaram nossas postagens para que apenas 7% dos nossos seguidores consigam vê-las.E vocês ,podem nos ajudar a ser vistos?

Instagram limitou alcance dos posts para 7% dos seguidores?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A informação está circulando com força na internet. Por isso, estamos aqui para contar para vocês que a informação de que o Instagram limitou o alcance dos posts para 7% dos seguidores não procede. Tudo não passa de uma farsa. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que entrega a farsa está na própria mensagem, que possui as características clássicas de boatos online: informações vagas, alarmista, com erros de português, sem citar fontes confiáveis e com pedidos de compartilhamento. Só isso já deveria nos deixar desconfiados.

E na primeira checagem, descobrimos que a informação dos 7% não procede e o pedido nada mais é do que uma corrente. Isso porque, ao buscarmos qualquer informação sobre o assunto em fontes confiáveis, não encontramos nada que fale em 7%. De fato, o algoritmo do Instagram exibe o conteúdo mais relevante para o usuário, com base em seis fatores de classificação: interesse, oportunidade, relação, frequência, seguinte e uso. Mas não tem nada que limite (ou garanta) a entrega para 7%.

Anteriormente, o Instagram funcionava cronologicamente, ou seja, as publicações eram exibidas de acordo com a ordem de postagem. Mas, em 2016, o Instagram mudou seu algoritmo de exibição de publicações para oferecer “uma experiência personalizada a cada usuário” (assim como o Facebook). Assim, os posts considerados mais relevantes para o usuário aparecessem em seu feed. Ou seja, não há um número fixo de alcance, o que determina o alcance da publicação é a relevância do conteúdo para o usuário.

Por fim, vale lembrar que comentar “sim” no post não “melhora o algoritmo”, como afirma a mensagem. Na realidade, as curtidas, comentários e compartilhamentos no post geram mais engajamento. Acontece que isso não significa que o engajamento gerado vá melhorar o algoritmo para a visualização de outras publicações.

Inclusive, o próprio Facebook já atualizou seu algoritmo para combater posts “caça-cliques”, que pedem para curtir, comentar, compartilhar e marcar amigos. Pressupõe-se que isso também se aplique ao Instagram.

Resumindo: a informação de que Instagram limitou alcance dos posts para 7% dos seguidores é falsa. Tudo não passa de mais uma corrente que circula pela internet. Desde 2016 já existe um algoritmo que limita posts, mas não há nada sobre 7%. Por isso, não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.