Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Informação falsa: criador do Orkut se pronuncia sobre fim da rede social

Informação falsa: criador do Orkut se pronuncia sobre fim da rede social

Criador do Orkut estaria tentando recomprar domínio do Google, diz boato
Criador do Orkut estaria tentando recomprar domínio do Google, diz boato

Boato – Orkut Buyukkokten afirmou que está decepcionado com o fim do Orkut e que está negociando com a Google para recomprar a rede social.

Apesar de estar esquecido já por algum tempo pelos usuários (não vem dizer que você entrava no site todos os dias), a notícia sobre o fim do Orkut pegou as pessoas pela emoção.

Depois que a Google (dona do site) afirmou que o serviço será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014, usuários brasileiros começaram a fazer um abaixo-assinado contra o fim do serviço.

Neste sentido, uma informação alentadora para os fãs do Orkut começou a circular na internet. Um texto aponta que o fundador da rede social, Orkut Buyukkokten, teria lançado uma carta pública falando sobre o fim da rede social. No texto, ele se diz decepcionado com o Google e que está tentando recomprar o domínio. E mais, alguns executivos se mostraram interessados na venda. Leia:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“REPASSANDO

Criador do ORKUT se pronunciou!

Orkut Buyukkokten ” Fico muito triste com a decisão do Google, por mais que eu tenha vendido o domínio do site e me afastado da direção e manutenção da rede desde 2006,é minha criação, é como se fosse um filho que vi nascer, cometer erros e amadurecer, estou tentando negociar a compra do domínio novamente, estamos em negociações primárias ainda, mas um dos executivos chefes da Google Brazil se mostrou interessado, principalmente depois das milhares de assinaturas que os usuários ainda ativos fizeram e continuam a fazer, isso me deixou contente. Sei que todos tem histórias de vidas nessa rede, até eu tenho,não quero dar falsas esperanças, mas quero que os fâs do orkut saibam que estou tentando fazer o possível pra salvar o Orkut e dar a ele a merecida atenção. A todas as pessoas que ainda usam o Orkut, meus sinceros agradecimentos, sem vocês, fiéis usuários, a rede jamais se tornaria tão importante como foi e ainda é.”

É provável que o senhor Orkut Buyukkokten não esteja muito feliz com o fim da rede social que leva o seu nome. Mas, com certeza, não fez menção pública em relação a isso.

Fazendo uma busca na internet, não conseguimos encontrar nenhuma referência do criador do Orkut dando tal declaração. Aliás, não conseguimos encontrar sequer uma entrevista ou conta em rede social do sujeito (o que é, no mínimo, uma contradição).

Além disso, não encontramos qualquer menção de que ele estaria querendo recomprar o domínio da Google. Tampouco encontramos algo relacionado com a vontade da empresa de vender o domínio (é provável que ele fique congelado).

Por fim, a análise do texto mostra que ele é típico das redes sociais: não tem referências, tem texto sensacionalista e usa a palavra “repassando”. Só faltou ter caixa alta e pedir compartilhamento para ser considerado um boato completo.

Com esses indícios, chegamos à conclusão de que a história não passa de uma mentirinha para tentar consolar e enganar os fãs do Orkut, rede social que está com data marcada para acabar.

Não é possível comentar.