Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Informação de que Marco Civil vai censurar internet no Brasil é falsa

Informação de que Marco Civil vai censurar internet no Brasil é falsa

Marco Civil vai censurar internet, diz boato
Marco Civil vai censurar internet, diz boato

Boato: Circula nas redes sociais textos dizendo que o Marco Civil irá censurar e limitar o acesso a rede no Brasil. Inclusive que censuraria o Facebook.

PAREM AS MÁQUINAS. Na próxima semana (talvez não) será votado o projeto de lei que censurará a internet que temos hoje no Brasil. Não, pera. O Marco Civil não é bem isso. Na realidade, a lei prevê uma série de medidas para regulamentar a internet no país. E é claro que em um projeto com tantos artigos e propostas abre espaço para diversas interpretações.

O Marco Civil é o exemplo de proposta perfeita para gerar boatos. Textos espalhados pelas redes sociais afirmam que o projeto irá censurar e limitar o acesso que o brasileiro tem à internet atualmente. Nos boatos que circulam pela rede, afirma-se que o usuário não terá mais privacidade e terá acesso limitado a vários locais na internet.

Há ainda o principal receio, de que, com o limite ao acesso, não se tenha mais espaço para se protestar na internet. Também é dito que o governo quer se “agigantar” para dentro desse meio tão importante de comunicação atualmente. Leia um dos exemplos dos muitos textos que se espalham pela web.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

COMPARTILHEM A INFORMAÇÃO!!! NÃO CAIAM NESSA ARMADILHA!!!!!! MARCO CIVIL DA INTERNET NÃOOOO!!!

Criaram uma petição pedindo para o povo assinar dando apoio ao marco civil da internet, usando a imagem do Gilberto Gil e o pior que estão votando em massa! A esquerda caviar esta usando o argumento sórdido de que é para salvar a liberdade democrática virtual! Não acreditem no petralha Gilberto Gil.

 

NÃO APOIAMOS NENHUMA CENSURA NA INTERNET, E MUITO MENOS CANALHAS DISFARÇADOS NA WEB. Diga não ao Marco Civil da Internet. O que eles chamam de Marco Civil é uma tentativa de fazer com que o estado se agigante para dentro da internet. A lei tem passagens claramente vagas e extensamente subjetivas para que no futuro ela seja interpretada como convir ao estado.

Diga não ao Marco Civil da Internet. É o que a esquerda quer para instaurar a censura no único meio livre que nos resta. MARCO CIVIL É CENSURA. A Internet sempre funcionou muito bem sem intervenção do Estado (e por isso, aliás, que sempre funcionou).

Mas afinal, o que é o Marco Civil? É um projeto de lei que tem por objetivo regulamentar o uso da internet no Brasil. O foco principal é a ‘neutralidade da rede’, segurança na internet e a responsabilidade por conteúdo. Essa matéria do Portal Terra explica um pouco o assunto.

O projeto tem causado tanta polêmica no Congresso não por causa da censura e sim porque tirará, se aprovada, um pouco do poder das empresas de telecomunicação de fazer os seus pacotes do jeito que quiserem. A neutralidade da rede, nada mais é que as empresas não diferenciem os tipos de pacotes oferecidos aos usuários. Com isso, não teria mais a possibilidade de se comprar um pacote com uma velocidade, mas sem acesso a determinados sites.

Vale lembrar que o Marco Civil é totalmente diferente do que foi discutido em 2012 com leis como a S.O.P.A (Stop Online Piracy Act. Pare com a pirataria on-line), e P.I.P.A (Protect IP Act. Ato para proteção da propriedade intelectual), que batiam com força contra a pirataria na internet.

O Marco Civil foi criado em uma construção coletiva, feita com a ajuda de entidades da sociedade civil e entidades que defendem o direito do consumidor. Vale a ressalva, que após as primeiras discussões alguns aspectos da lei foram alterados, como o artigo que propunha a neutralidade da rede, que em um primeiro momento não havia clareza na real intenção da lei.

Então, o Marco Civil não é nosso inimigo, mas sim nosso aliado. São leis necessárias para serem impostas diante do uso frenético que se tem na internet atualmente. É algo necessário para que nesse mundo-cão não se prevaleça a lei do mais forte, ou de quem chegar primeiro. Afinal, todo tem direito a ter um acesso ilimitado e regulamentado.

Ou seja, todo esse papo de que o Marco Civil vai censurar a internet tem um tom mais político do que real. E só para você saber: olha o que um vídeo diz o que vai acontecer com Dilma se ela resolver censurar a internet.