Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Hoax: Facebook dará dinheiro a pai que teve família arrasada por câncer

Hoax: Facebook dará dinheiro a pai que teve família arrasada por câncer

Facebook dará dinheiro para quem compartilhar esta foto
Balela: Facebook dará dinheiro para quem compartilhar esta foto

Boato – Este é um pai que está tendo sua vida destruída pelo câncer. Facebook dará doações de um dólar por cada compartilhamento para ele.

A história do “compartilhe ou curta essa imagem e fulano doará tantos centavos para ajudar a pessoa/criança” está na internet desde a época do Orkut. Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com a foto de uma criança ou pessoa com algum tipo de doença rara em sua página social e curtiu ou compartilhou a foto no intuito de colaborar.

Quando o falecido Orkut deixou de ser usado pela maioria dos usuários e o Facebook ganhou força total na rede, muitos acharam que as correntes cairiam no esquecimento. Ledo engano. Há algum tempo, as mesmas imagens com pedidos de likes ou compartilhamentos invadiram a rede social.

Com tantas correntes na web, uma envolvendo câncer se espalhou no mundo virtual. Trata-se de uma montagem com imagens de um senhor de idade e, claro, pedido de compartilhamento. A foto já conta com quase 13 mil compartilhamentos e foi postada com a seguinte frase:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“Este é um pai que está tendo sua vida destruída pelo câncer. O facebook doará 1 dólar a sua família toda vez que essa imagem for compartilhada. Faça sua parte”.

Analisando o caso, pode-se perceber que se trata apenas de uma brincadeira. O caso, assim como tantos outros, não passa de balela. A foto é do personagem Walter White, da série Breaking Bad. Para quem não acompanha a série, o personagem Walter White é um professor de química que, ao descobrir um câncer no pulmão, começa a fabricar drogas (metanfetaminas) para garantir o futuro financeiro da sua família.

Além disso, outro ponto crucial que identifica a farsa é a fiscalização. Não há como controlar o número de likes ou compartilhamentos, já que muitas pessoas repostam a imagem em suas redes sociais. Ou seja, se algo foi postado na rede, pode-se afirmar com quase certeza, que ficará lá até o fim da era digital – a não ser em casos excepcionais, onde a justiça preveja que o conteúdo seja retirado da internet.

Outro fator importante para desmentir o caso é o próprio modo como a campanha de doação está sendo feita. Além do Facebook não divulgar nada em sua página oficial sobre possíveis campanhas de doação com o intuito de ajudar pessoas com problemas de saúde, por que Mark Zukerberg pediria para seus usuários divulgarem tais fotos? Neste outro texto, o Boatos.org já tratou do assunto.

O mais lógico, caso a instituição resolvesse colaborar com pessoas doentes, seria ela mesma fazer uma doação integral para o tratamento ou realizar uma doação para determinada causa ou instituição de caridade. Caso contrário, a campanha certamente seria nos moldes de um Criança Esperança, da Rede Globo. Afinal, instituições gostam de divulgar suas ações de solidariedade e caridade. Enfim, mais uma farsa desvendada.