Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Hoax: compartilhe imagem de criança com cabeça deformada no Facebook

Hoax: compartilhe imagem de criança com cabeça deformada no Facebook

Boato – Para cada compartilhamento, o Facebook vai doar R$ 0,05 para a família desta criança que está com a cabeça deformada.

O Facebook, rede social com mais usuários no mundo, é sempre alvo de fofocas, reclamações, boatos, farsas e muito bla bla bla. O site que completou 10 anos no início de Fevereiro de 2014 tem mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo e 70 milhões de usuários só no Brasil.

Com tanta gente nesse mundão virtual, não é difícil encontrar histórias para se desvendar.  Uma das que mais circular é de uma usuária que postou uma foto de uma criança com a cabeça deformada e os olhos inchados. Nessa imagem, logo abaixo da foto, há uma legenda dizendo que a cada compartilhamento será doado 5 centavos para o tratamento da criança. Leia o texto:

Para cada compartilhamento o Facebook doará R$ 0,05 centavos para esta família. Não nos custa nada… vamos compartilhar…

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Fazendo uma conta rápida com os 463.000 compartilhamentos (até o fechamento dessa edição) seriam arrecadados 23 mil e 150 reais. Seriam, no tempo verbal do futuro do presente, pois, na realidade, não há possibilidade de doações desse modo no Facebook. Imagina só se a cada imagem realmente houvesse a doação? A rede social viraria um programa do ‘Criança Esperança’, com várias opções de tipo de doações e em várias formas de pagamento.

A verdade é que o Facebook está cheio disso e sempre há pessoas que vão acreditar e que queiram doar para a pessoa que está passando dificuldade. Este texto não será o primeiro, nem o último a abortar esse assunto. Nesse próprio blog há vários casos parecidos com esse, só mudando o personagem, valor e doença. Em um deles, falamos da menina Yasmin. Já em outro, damos um panorama mais geral do hoax.

Mas ainda fica uma dúvida. De onde é a foto da criança. Seria uma montagem? Pesquisando na web, encontramos a imagem como de uma criança da cidade de Fallujah, no Iraque. Mas também não sabemos se é mais um hoax na web.

Para finalizar, dou uma dica para quem está realmente interessado em ajudar. Vá a uma casa de caridade de sua cidade e doe o que você puder e quiser contribuir, saiba que assim sua ajuda sempre será bem vinda e as instituições vão lhe receber sempre de portas abertas e assim saberá que a ajuda está sendo destinada a um local em que realmente ajuda as pessoas necessitadas.