Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Novo hacker no Facebook posta frases ofensivas #boato

Novo hacker no Facebook posta frases ofensivas #boato

Boato – Além de vídeos pornôs, novo hacker do Facebook posta frases ofensivas em comentários no seu perfil.

Ah, o Facebook. A rede social, tão útil para diversas ações, também é uma “beleza” na hora do compartilhamento de boatos. E muitas das informações falsas que circulam online dão conta de problemas que acontecem justamente dentro da própria rede social. E este é o caso de hoje.

Novo hacker do Facebook posta xingamentos, diz boato
Novo hacker do Facebook posta xingamentos, diz boato

O post começa falando dos “vídeos pornôs”. Isso é referente a este outro boato, já desmentido no Boatos.org. Depois diz que há um “novo hacker no Facebook” que posta frases ofensivas para amigos na rede social leia:

Que triste… Atenção, todos! Além de vídeos pornôs há um novo hacker no facebook. Sai entre os comentários dos teus contatos uma frase ofensiva da tua parte. É realmente feio e parece que sai do teu perfil. Você não o vê, mas os teus amigos sim. Isto pode criar muitas ofensas e mal-entendidos. Quero dizer a todos os meus contatos que se chegar a aparecer algo ofensivo não vem de mim, e me façam saber para fazer a respectiva denúncia. Obrigado. Copiar e colar (não compartilhar!!!)

Existe novo hacker no Facebook?

Mas será mesmo que há um hacker que fica postando xingamentos só para ver o “circo pegar fogo no Brasil”? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Para começar não é a primeira vez que nós trabalhamos para desmentir boatos sobre ações dentro do Facebook (outro exemplo é esse). E a história é sempre a mesma: ou é pedido o compartilhamento ou é pedido para “copiar e colar”. Essas ordens são típicas de boatos na internet.

Para além disso, o texto tem outras características de hoaxes online. O caráter alarmista, os errinhos de português e a falta de fontes (quais casos aconteceram? De onde veio a informação?) também são características de balelas online.

Para terminar (e não ficar muito longo), quantos casos de páginas do Facebook hackeadas “xingando” outras pessoas você já viu na rede social? Nenhum caso, não é? Pois então, que tipo de hacker novo é esse que não hackeia ninguém?

Resumindo: toda esta história que circula online é balela. No mínimo algum brincalhão criou a mensagem para ver quantas pessoas compartilhavam. Acho que nem ele mesmo esperava tanto sucesso.