Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Google está dando produtos da Apple gratuitamente em roleta #boato

Google está dando produtos da Apple gratuitamente em roleta #boato

Boato – A Google está fazendo um evento de ofertas e dando produtos da Apple gratuitamente. Para ganhar você tem que entrar em site e girar roleta.

Lá vamos nós falar de mais um golpe que circula online. Na história de hoje, uma mensagem aponta que duas das maiores empresas de tecnologia do mundo se uniram para deixar internautas do WhatsApp felizes: a Google e a Apple.

A mensagem aponta que a Google está fazendo um “evento de recompensas”. Os prêmios seriam produtos da Apple e tudo estaria disponível em um site especial (na versão que vimos, chegamos à página pontoweb.club).

Para ganhar o prêmio, você teria que acessar o site, girar uma “roleta premiada” para descobrir qual é o seu prêmio, compartilhar o link com os seus amigos e (de acordo com testemunhos no site) esperar o produto da Apple chegar. Leia os textos que circulam online (o primeiro é da mensagem do WhatsApp. O segundo é parte do conteúdo do site):

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

[Mensagem WhatsdApp] Google esta fazendo um evento hoje e dando gratuitamente produtos da *Apple* para usuários do navegador, garanta o seu antes que o estoque acabe

[Conteúdo do site] Evento de Recompensas do Google. Toda semana, escolhemos sete felizardos usuários do Google do Brasil, para ganhar GRÁTIS um novo produto Apple. Gire a roleta para ganhar prêmios empolgantes. Ganhe prêmios especiais. Gire a roleta

Google está dando produtos da Apple gratuitamente em roleta?

Pelo que vimos, muita gente entrou site, girou a roleta, compartilhou com os amigos e está esperando o produto (seja um iPhone, MacBook ou um iPad) chegar. Mas será mesmo que a Google está dando “produtos da Apple” para usuários no tal site viral no WhatsApp? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Uma análise rápida na página e na mensagem do WhatsApp já nos faz matar a charada. Trata-se de mais uma das inúmeras (e quase diárias) tentativas de golpe no WhatsApp. Mesmo que você siga todas instruções, ganhe na roleta e compartilhe, nada vai acontecer. O máximo que pode acontecer é você ter dados roubados. Assista ao vídeo abaixo que fala sobre esse tipo de golpe:

Para além disso, vamos nos ater a alguns detalhes que deixam a tese apresentada no anúncio, no mínimo, ridícula. O primeiro é o site que hospeda a “promoção” do Google. Como uma empresa é dona da “metade da internet” e cria um site de domínio “.club” e com o layout tão amador. Mais do que isso, como essa mesma empresa divulga uma mensagem cheia de erros de português? A Google não ia se “queimar” com um trabalho com essa (falta de) qualidade.

Outro ponto que nos chama atenção é que nenhum veículo de mídia ou a própria empresa anunciou nada. É estranho, né? Mais estranho do que isso é a Google querer dar de brinde “produtos Apple”. Se você não sabe, a Apple é uma das grandes concorrentes da Google em alguns segmentos (como no desenvolvimento de sistemas operacionais para samrtphones). Seria como a Coca-Cola dar Pepsi em uma promoção, não é?

Resumindo: dado o história do tipo de mensagem, a forma amadora que foi escrita, os absurdos que a contornam e o fato de ninguém ter divulgado nada já nos faz cravar que a história que aponta que a Google está dando produtos Apple para quem compartilhar um link no WhatsApp não só é falsa como também é um golpe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.