Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Gol está dando passagens aéreas grátis nesse meio de ano #boato

Gol está dando passagens aéreas grátis nesse meio de ano #boato

Boato – A Gol Linhas Aéreas está dando passagens grátis para quem compartilhar um link no WhatsApp com um certo número de amigos.

Como já falamos diversas vezes, o que mais têm acontecido em golpes na internet é um boato se “reciclar” para voltar a circular com força. Isso sempre acontece com, por exemplo, promoções do O Boticário ou com ofertas de passagens aéreas. E hoje vamos falar da Gol Linhas Aéreas.

A última mensagem que viralizou no WhatsApp dá conta de que a companhia aérea está dando passagens aéreas grátis para quem compartilhar acessar um site chamado “Voedegol.net”. “A GOL está dando passagens grátis nesse meio de ano, corre que a promoção vai acabar rápido! [site]”, diz a mensagem.

Ao entrar no site, você se depara com o “anúncio da promoção”, tem que responder a três perguntas e, no final, é instado a compartilhar o link com um certo de número de links no WhatsApp. Isso se você acessa via mobile. Se você acessa via desktop, é redirecionado para baixar um plugin chamado “Black FB”.

Gol está dando passagens aéreas grátis nesse meio de ano?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Por incrível que pareça, recebemos essa mensagem de dezenas de pessoas nas últimas horas. Falamos isso porque está mais do que claro que a promoção da Gol é falsa e o link é mais um golpe que circula online.

Vamos raciocinar a situação “2” citada acima. Desde quando você clica em um link de uma promoção da Gol te redireciona para o download de um aplicativo dos mais suspeitos? É claro que se trata de um programa espião para roubo de senhas.

E a situação “1”? É a mesma coisa! Mesmo que você siga todos os passos citados, não vai conseguir as passagens grátis. Todo o modus operandi já foi usado em outro golpe para roubo de dados envolvendo “passagens da Gol”. Como já desmentimos o boato, leia o que escrevemos no ano passado (a única diferença do boato era que falava em brindes “de final de ano” e o site era o “Voedegol.com”). Leia:

Não é a primeira vez que o nome da Gol é envolvido em um golpe na internet. Em maio deste ano, o Boatos.org desmentiu um boato muito parecido. Assim como na outra oportunidade, a empresa aérea lançou uma nota falando sobre o golpe. Leia:

Esclarecimento sobre falsa promoção do site VOEDEGOL.COM. No último dia, recebemos reclamações em nosso SAC e redes sociais sobre um portal promocional que promete dar passagens da GOL sem custo. Gostaríamos de esclarecer que o portal VOEDEGOL não é da GOL Linhas Aéreas, e tem o intuito de fraudar os clientes que se cadastram. Estamos trabalhando para retirar o falso portal do ar.

Passagens, promoções e quaisquer outros assuntos relacionados a GOL serão sempre divulgados apenas no site oficial voegol.com.br e em nossas redes sociais oficiais. Nós mantemos disponíveis em nossa Central de Relacionamento com o Cliente: 0300 115 2121, ou pelo site voegol.com.br para qualquer dúvida ou sugestão.

Só para terminar: fizemos uma análise do site voedegol.com no serviço Vírus Total. Como é de se imaginar, o site foi classificado como “de phishing” pelo serviço Kapersky. Dá uma olhada.

Resumindo: a história que aponta que a Gol está dando passagens aéreas grátis é falsa, foi desmentida pela empresa (e pelo Boatos.org) e está sendo usada novamente por golpistas. Além de a promoção ser falsa, é uma tentativa de golpe. Fique ligado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.