Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Ganhe Bitcoins grátis participando de questionário em site #boato

Ganhe Bitcoins grátis participando de questionário em site #boato

Boato – Você pode receber Bitcoins totalmente grátis em sua carteira virtual participando de um breve questionário em site.

Nos últimos tempos, uma das febres em termos de economia tem sido o Bitcoin. A moeda virtual teve uma valorização tão grande que economistas têm passado boa parte dos seus tempos discutindo se é uma bolha ou uma tendência. No meio disso, “espertinhos” têm se aproveitado para criarem golpes com a moeda virtual.

A mais nova que apareceu na internet é uma “fórmula” para ganhar Bitcoins grátis. Para conseguir o “mimo”, só seria preciso entrar em um site. “Leia: Bitcoin transferido p/ carteira virtual. Disponível em sua carteira: 0.00148. Receba Bitcoins totalmente Grátis. Acesse: Cotação atual: 1BTC = R$ 57463,62”, diz a mensagem.

Ao procurar sobre o assunto no Facebook, encontramos a seguinte chamada para o site: “Ganhe Bitcoins. Bitcoin chega ao grande recorde de 31.974.532 usuários no mundo, e estamos beneficiando novos cadastrantes com 0,00197 BTC Participe do breve questionário para resgatar seu saldo Bitcoin. CLUBEDEOFERTA.INFO. Veja um exemplo de mensagem na imagem abaixo:

Reprodução da notícia falsa ganhe Bitcoins grátis participando de questionário em site
Reprodução da notícia falsa ganhe Bitcoins grátis participando de questionário em site

Ganhe Bitcoins grátis participando de questionário em site?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Como prometemos em nosso Twitter (segue lá) que íamos tirar este “pré-Natal” para tirar as dúvidas em relação a essas promoções falsas no WhatsApp que infectam os internautas (e tomam o nosso tempo), vamos lá: essa história de Bitcoins grátis ao responder uma pesquisa no WhatsApp é falsa e manjada. Vamos aos fatos.

Há, sim, algumas formas de se ganhar Bitcoins grátis (como minerando, o que não é tão grátis assim). Mas o fato é que a tal promoção é mais um golpe que circula na internet. Dois pontos já desmascaram a farsa.

O primeiro está no modus operandi dos golpistas. Mais uma vez, temos que alertar que essas mensagens que aparecem prometendo grandes brindes, promoções ou ofertas de empregos no WhatsApp são, em 99% das vezes, falsas. O modus operandi é sempre o mesmo e você pode ver neste vídeo:

O segundo ponto está na fonte da informação. Descobrimos que, nos últimos dias, esse site Clube de Oferta tem hospedado promoções falsas (outra dessas é a do bilhete grátis da Mega Sena). Ao acessar a página, descobrimos que o link (assim como no caso da Mega da virada) havia sido removido e havia outro artigo sobre Bitcoins. Ou seja, ao clicar no link (não faça isso) não há nada. Detalhe importante: o site é classificado como de “phishing” pelo serviço DNS8. 

Resumindo: a história que aponta que é possível ganhar Bitcoins grátis ao responder uma enquete em site é falsa. Trata-se de mais um golpe que circula na internet e, para variar, enganou alguns inocentes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432-5485.