Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Facebook vai começar a cobrar taxas amanhã de manhã #boato

Facebook vai começar a cobrar taxas amanhã de manhã #boato

Boato – Saiu no noticiário que o Facebook vai começar a cobrar taxas a partir de amanhã de manhã. Mensagem postada na timeline exime usuário de pagamento.

Quem acompanha o fluxo da boataria na internet consegue perceber que temas que desmentimos seguem alguns padrões. Quando surgem boatos de morte de celebridades, aparecem vários. Quando são boatos sobre política que “estão na moda”, lá estão eles. Parece que desta vez é o Facebook que está “na crista da onda”.

Facebook foi bloqeuado, diz boato
Facebook vai cobrar taxas, diz boato

Depois do texto do aviso de privacidade e da história que a rede social começaria a cobrar 5,99, a mais nova história que circula online aponta que “amanhã de manhã” você será redirecionado para uma página de pagamento da rede social. Sim, de acordo com o texto, o Facebook vai começar a cobrar taxas. Leia:

“Atenção: amanhã de manhã, quando você se conectar ao facebook você será convidado para informações de pagamento……. É OFICIAL…. Foi mesmo no noticiário. Facebook vai começar a cobrar taxas… Por causa de acusações de perfil. Se você copia isto no teu mural o seu ícone será azul e facebook estará livre para ti…. Copiar e colar no seu mural.”

Facebook vai cobrar taxas?

Mas será mesmo que o Facebook vai começar a cobrar taxas e que a única forma de se salvar é colando o anúncio no seu mural? Como você deve (ou deveria) imaginar, a história é falsa. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O primeiro ponto está no próprio modus operandi que o texto propõe. Como assim, você vai se livrar colando uma notícia no seu mural? Assim como no caso do aviso de privacidade, colar qualquer mensagem na timeline não o exime de nada.

Além disso, as informações totalmente vagas do texto são típicas dos boatos que circulam na internet. O termo “amanhã” é usado para sempre dar o caráter de urgência em um boato. Além disso, a citação ao “noticiário” é usada para dar credibilidade, mas dificulta a checagem ao não explicar qual seria este noticiário.

Por via das dúvidas, procuramos algo semelhante ao que foi citado. Como esperávamos, não achamos nenhum veículo de mídia ou “noticiário” falando sobre o assunto. Por sinal, o próprio site tem uma página em que garante a gratuidade ao usuário. Se você ainda duvida, clique aqui.

Resumindo: a história que aponta que o Facebook vai começar a cobrar taxas “amanhã de manhã” é falsa. É só mais um boato entre tantos sobre a rede social que têm se espalhado na internet. Balela.