Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo Estado Islâmico domina a França é vírus que formata celular #boato

Vídeo Estado Islâmico domina a França é vírus que formata celular #boato

Boato – Cuidado. Vídeo Estado Islâmico domina a França é um vírus que formata o seu celular. Notícia passou na TV Globo.

Mais uma vez, estamos aqui no Boatos.org falando de um vídeo “mortal” que formata o seu telefone celular. Por aqui, já falamos dos falsos alertas perante o vídeo do “Marcelo Careca”, do “Mariana Briga por Caneca”, “Dança do Papa” e “Ventiladores Cancerígenos”. Na história de hoje, temos algo “um pouco” mais assustador.

Video que fala Estado Islâmico invade a França é falso
Video que fala Estado Islâmico invade a França é falso

O vídeo que traria perigo desta vez seria o “Estado Islâmico domina a França”. De acordo com a mensagem, o vídeo seria um vírus que formata o seu telefone celular. Leia o texto que circula online:

Vídeo: Boatos.org explica por que estes vídeos não podem hackear celulares

Por favor, informe todos os contatos de sua lista para não abrir um vídeo chamado “Estado Islâmico domina a França”. É um vírus que formata seu celular. Cuidado é muito perigoso. Eles anunciaram hoje na Tv Globo. Envie esta msg para os muitos grupos que você puder avisar!

Vídeo Estado Islâmico domina a França é vírus que formata celular?

É claro que o alerta se espalhou que é uma beleza no WhatsApp. Mas será mesmo que a informação é verdadeira? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para começar, o texto tem todas aquelas características básicas para um boato na internet. Não é datado, tem caráter alarmista e (o maior de todos eles) pede o compartilhamento na rede social. Isso já nos deixa desconfiado.

A desconfiança aumenta ainda mais quando percebemos que o alerta do vídeo é igualzinho aos anteriores (também falsos). A única diferença no texto é o nome do vídeo.

Para além disso, temos que deixar bem claro que arquivos de vídeo enviados pelo WhatsApp não transmitem vírus. Com isso, o tal vírus do “Estado Islâmico domina a França” só seria viável se, por exemplo, fosse um link chamando para o “vídeo”. Se ele aparecer em vídeo, nada vai acontecer com o seu celular.

Por fim, não teve alerta nenhum da TV Globo. Tentamos procurar qualquer notícia a respeito do assunto e como era de se imaginar, não saiu nenhum alerta sobre o vídeo do Estado Islâmico.

Mistério resolvido, tentamos procurar se, de fato, existe algum vídeo com o nome descrito na mensagem. Achamos apenas registros de matérias de ataques terroristas do grupo no país europeu, mas nada de um vídeo com o título descrito.

Resumindo: a história que aponta que o vídeo “Estado Islâmico Invade a França” é um vírus é falsa. Não passa de mais um alerta falso que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Moema Maria Borba da Motta, Alessandro S. de Castro, Roberto Blatt e mais cinco leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp no telefone (61) 99331-6821. 

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet