Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Cursos gratuitos no SENAI e SENAC para quem compartilhar no WhatsApp #boato

Cursos gratuitos no SENAI e SENAC para quem compartilhar no WhatsApp #boato

Boato – SENAC e SENAI estão com cursos gratuitos. Para concorrer à vaga, você só precisa compartilhar link do site “Cursinho” no WhatsApp.

Lá vamos nós falar de mais um golpe que circula no WhatsApp. Quem acompanha o Boatos.org tem percebido que, nos últimos dias, os golpistas (um grupo pequeno de pessoas, por sinal) têm agido com mais frequência. Em muitos casos, eles se aproveitam de um anúncio verdadeiro praticar golpes. É o caso da história de hoje.

Uma mensagem viralizou no WhatsApp e apontava que o SENAI e o SENAC estavam com inscrições abertas para cursos gratuitos. “SENAI E SENAC estão com inscrições abertas para Cursos Gratuitos. Ideal para Primeiro Emprego ou Quem busca realocação. Cursos para profissões com salários até R$ 1.800,00. Cursos Presenciais ou Pela Internet. Acesse [link do site]”, diz a mensagem.

Ao entrar no site (no caso que acessamos é o Cursinho[ponto]ME, que também espalhou o boato da vaga nas Lojas Ameircanas), há o seguinte informe: “SENAI e SENAC. Temos 73 vagas de cursos grátis disponíveis. Tudo o que pedimos é que você responda as 3 perguntas abaixo para sabermos se você se qualifica em garantir seu curso”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Além da mensagem, há a lista das três perguntas (a primeira é relacionada ao período que a pessoa quer trabalhar) e diversos depoimentos de pessoas que teriam conseguido a vaga para o curso do SENAC e do SENAI. Ao responder as três perguntas, o usuário é instado a compartilhar o link com amigos.

Cursos gratuitos no SENAI e SENAC para quem compartilhar no WhatsApp?

A história se espalhou já há alguns dias no WhatsApp (até demoramos demais para desmentir essa). Mas será mesmo que o SENAI e o SENAC estão com inscrições abertas e que é preciso compartilhar o link do site citado acima para concorrer a elas? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que temos que explicar é que HÁ SIM VAGAS PARA CURSOS DO SENAC E DO SENAI! VIVA!!! Aí você deve estar perguntando, “então não é boato, certo”? Errado! Porque para concorrer aos cursos gratuitos não é preciso compartilhar nada com ninguém do WhatsApp.

Pois bem, antes de falar do golpe do site fake, vamos falar dos reais. Para concorrer a uma vaga de cursos do SENAC ou SENAI (que abrem e fecham durante todo o ano), você só precisa verificar a disponibilidade nos sites das entidades.

No caso de vagas no SENAC, você vai acessar o site http://www.senac.br/, escolher o seu estado na página inicial e encontrar a aba Cursos Gratuitos. Há estados que têm cursos gratuitos (por exemplo, o Distrito Federal) para pessoas de baixa renda. O nome do programa é PSG (Programa de Cursos Gratuitos). Há estados que não têm. Tente a sorte.

No site do SENAI, o caminho é mais fácil. É só entrar em http://www.portaldaindustria.com.br/senai/ e clicar em cursos. Alguns dos cursos são pagos. Outros (principalmente à distância) são gratuitos. Novamente, tente a sorte.

Vamos voltar ao nosso boato. Ao contrário do que muitos pensam, se a pessoa responder as três perguntas no site que viralizou no WhatsApp e compartilhar a informação com dez amigos, nada irá acontecer. Ao contrário, você pode ter dados roubados. Assista ao vídeo abaixo (ele fala de vagas de emprego, mas as dicas também valem para cursos):

Resumindo: há sim vagas de cursos gratuitos (para alguns estados e em alguns períodos do ano) no SENAC e no SENAI. Porém, não vai ser entrando no site que você viu na mensagem do zapzap e compartilhando o link com os amigos que você vai consegui-la. Fica a dica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.