Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/matsuki/boatos.org/wp-includes/wp-db.php on line 3102
Todas as correntes da internet são enviadas por hackers #boato

Todas as correntes da internet são enviadas por hackers #boato

Boato – As correntes da internet são enviadas por hackers. Eles colocam vírus disfarçados nas mensagens para clonar o celular e pegar seus dados.

Quem nunca cedeu ao apelo de um “por favor, passe adiante” que atire a primeira pedra. Desde muito antes do extinto Orkut, as pessoas já recebiam mensagens dos tipos “correntes de apoio” ou “denúncia bombástica” com o pedido de compartilhamento. Nessa época, tudo rolava por e-mail.

Hackers estão enviando boletos falsos do IPVA 2017, diz boato
Áudio do WhatsApp afirma que todas as correntes das redes sociais são enviadas por hackers.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

As correntes estão entre os conteúdos mais populares da internet. Você pode tentar fugir o quanto for, uma delas vai acabar chegando pelo WhatsApp ou aparecendo na timeline do Facebook.

E é aí que mora o perigo! Segundo um áudio que tem sido compartilhado no WhatsApp, o certo é ignorar qualquer corrente que apareça porque todas elas são armadilhas de hackers. Confira a transcrição do áudio:

Oi Dom, tudo bem? Beleza meu querido. Seguinte eu quero te explicar, eu tive com um amigo meu e assim, ele é bem… ele manja pra caramba de informática. Todas essas correntes, todas as correntes tá, assim, 99% das correntes, você que o cara chega, ele manda corrente pra você, aí você recebe, e quer repassar porque sempre tem uma palavra de apoio, uma palavra legal pro amigo. É sempre legal apoiar aquilo, aquilo que a gente deseja pros amigos, é verdade.

Só que aí o caras, os hackers, são espertos, eles pegam pelo lado do sentimento das pessoas, e aí eles mandam repassar. Eles falam tipo assim, “você é um grande amigo, gosto pra caramba de você” e pega o lado sentimental, os caras são espertos, pega o lado sentimental. E aí você faz assim, “mande essa mensagem para 10 amigos seus e se eu receber pelo menos 5 é que eu tenho grande amigos” e tudo isso aí.

Isso aí é tudo corrente feita por hacker, esses caras disseminam isso na internet, no WhatsApp pra quê? Pra pegar os dados das pessoas, pra pegar o WhatsApp da pessoa, então às vezes o celular pega um vírus e você nem sabe, o cara pode ferrar seu celular numa dessa daí, pegar suas informações.

Então, tudo quanto é corrente é fria, tá, isso ó é um puta de um especialista que trabalha com essa área que falou, então ele disso “ó esse tipo de coisa você não manda de volta, nem repassa, você deleta, porque isso aí dentro normalmente tem vírus”. É um vírus, que só o hacker sabe, é uma codificação, porque tudo que você tem no celular não se perde, fica na memória permanentemente no celular.

Mesmo você deletando, fica na memória. Você vê esses caras da lava jato, os caras vão buscar coisas na memória do celular, coisa que o cara já apagou faz tempo. Então isso fica e pode criar um problema lá na frente, tá!

Então quando é corrente cara, é lógico que a gente acaba repassando porque quer o bem das pessoas, e os caras pegam por onde, é pela religião, pela amizade, sabe assim, pela sutileza com as outras pessoas, pra quê? Pra poder enganar.

Então fica muito esperto, tiver corrente deleta, deleta. Eu nem mando de volta porque eu sei que é vírus, não quero meu celular clonado, então fica esperto, quando você pegar essas coisas, deleta. Não manda de volta e nem repassa, beleza? É só uma dica aí de um cara que manja pra caramba, não sou eu não, é um cara que manja disso aí.

Todas as correntes da internet são enviadas por hackers?

A resposta dessa pergunta é bem fácil: não. Primeiro que generalizar as coisas com “todas” não é muito boa ideia em qualquer ceara da vida. Quando se trata de internet então, o terreno é mais escorregadio ainda.

E aí, você deve estar se perguntando: mas, vocês do Boatos.org vivem desmascarando correntes da internet, porque essa informação dos hackers estaria errada? É uma questão de lógica, não existe por aí tanto hacker para tantas correntes.

Além disso, esse áudio em si é uma corrente com as características básicas de uma – não informa quem é o especialista, não dá detalhes sobre a denúncia que faz, o bom samaritano que quer avisar a todos não se identifica e a mensagem é generalista.

E os vírus? Sim, existem correntes com vírus e nós já desmentimos aqui várias delas. Acontece que não são todas que vêm com essa armadilha escondida. A maioria, na verdade, é invenção de algum (a) desocupado(a) só para brincar com quem acredita fácil nessas coisas mesmo.

O intuito real de grande parte das correntes é criar interação. Dizer que se você passar a corrente adiante e X pessoas responderem significa que todo mundo te ama não é um truque para roubar informações do seu celular. É um apenas incentivo (estranho) para fazer você querer saber se é ou não querido pelos amiguinhos.

Essas correntes mais sérias, do tipo “fugiu alguém” ou “estão sequestrando crianças”, são feitas para disseminar informação falsa mesmo. Ainda não conseguimos descobrir a motivação por trás disso. Probleminha, talvez?

O fato é que hackers existem e alguns conseguem fazer o que bem entendem na internet. Chega a ser perigoso. No entanto, não quer dizer que eles estão envolvidos em cada pedido de compartilhamento que você recebe todos os dias via redes sociais.

Fosse assim, com a quantidade de gente que repassa essas coisas já teria virado notícia os milhares de casos de quem teve informação roubada e problemas nos celulares por causa de correntes.

Portanto, cuidado com o que repassa, compartilhe conteúdos com responsabilidade. Essa continua sendo nossa principal bandeira. Mas, a história de que todas as correntes são enviadas por hackers é boato.

5 comentários em “Todas as correntes da internet são enviadas por hackers #boato

  • 08/06/2017 em 14:29
    Permalink

    AMIGOS INVESTIGUEM ,CORRE AGORA PELO WHATAPP UMA TAL WANNESSA QUE ESTÁ MORRENDO APÓS TER NASCIDO FILHO E PRECISA DE DOAÇÃO DE SANGUE E TEM 20% DE CHANCES DE MORRER ….ALGUÉM SABE DIZER SOBRE ESSA NOTÍCIA…FALO DE BRASÍLIA.DF.

    Resposta
  • 05/05/2017 em 03:55
    Permalink

    Gostei! vou dar atenção e este alerta. Obrigado

    Resposta
  • 09/03/2017 em 02:43
    Permalink

    Esse site é nota dez, estou crack em saber quando é corrente e só venho aqui pra ter certeza haha. grande abraço para toda equipe e continuem fazendo esse otimo trabalho.

    Resposta
  • 13/01/2017 em 15:24
    Permalink

    Olá, ao ler o texto do blog me veio a dúvida : como se conseguem fazer vírus por mensagens, eles normalmente são escritos por linhas de códigos em C# quase sempre?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)