Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > A partir de amanhã, todas chamadas e mensagens do WhatsApp serão gravadas #boato

A partir de amanhã, todas chamadas e mensagens do WhatsApp serão gravadas #boato

A partir de amanhã, todas chamadas e mensagens do WhatsApp serão gravadas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alerta: a partir de amanhã, em todo o mundo, o WhatsApp, Twitter, Facebook e outros canais de comunicação serão monitorados.

Se você está no grupo da sua família no WhatsApp, provavelmente, conhece aquelas corretes, alertas e mensagens inspiradoras que o “tiozão” do grupo ama compartilhar. Para nossa sorte ou azar, boa parte delas são falsas.

Pois bem, mais uma vez chegamos aqui para desmentir um alerta do WhatsApp. Circula no aplicativo uma mensagem que aponta que a partir de amanhã todas as chamadas e mensagens do WhatsApp serão gravadas. Leia na íntegra:

Confira o desmentido em vídeo

ALERTA – URGENTE – ALERTA. A partir de amanhã, em todo o mundo, existem novas regras de comunicação, todos os governos da Europa, América do Norte e América do Sul chegaram a um acordo com a Whatsapp, Twiter, Facebook e outros canais de comunicação

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Todas as chamadas serão gravadas. Todos os registros de chamadas telefônicas são gravados.Todas as mensagens e chamadas WhatsAll são gravadas. O Twitter é monitorado. O Facebook é monitorado. Todas as mídias e fóruns sociais são monitorados. Por favor, informe aqueles que não sabem.

Todos os dispositivos estão conectados aos sistemas departamentais do Governo Federal e dos governos do mundo. Tenha cuidado para não enviar mensagens ou informações desnecessárias que sejam contrárias aos governos, leis e moralidade. Evite dizer informações sensíveis ou sensíveis aos seus amigos e familiares. Diga aos seus filhos e tenha muito cuidado!

É muito importante transmitir esta mensagem hoje. Porque a partir de amanhã já existe uma outra forma de vigilância em todos os países do mundo. Incrível mas certo. Envie-o apenas hoje a todos os seus entes queridos e amigos. Tudo o que você escreve ou fala pode ser usado contra você e não uma piada é uma realidade!!!

A partir de amanhã, todas chamadas e mensagens do WhatsApp serão gravadas?

Sim, a mensagem se espalhou feito pólvora e revoltou usuários mundo afora. Mas o que nem todos sabiam é que a história de que as chamadas e mensagens do WhatsApp e de outras redes seriam gravadas é falsa. Vamos aos fatos.

Nem precisamos dizer que a mensagem segue o script de babelas online: alarmista, não cita datas e fontes confiáveis, erros de ortografia – chega a escrever “WhatsAll” e “Twiter” -, além de pedidos de compartilhamento.

Dito isso, não parece estranho que um “furo” dessa proporção não seja protagonista de nenhuma manchete, protestos ou petições? Além disso, ao pesquisarmos sobre o assunto, não encontramos nada para além da mensagem compartilhada.

Outro detalhe importante: o Twitter e o Facebook possuem uma função para deixar o perfil e o conteúdo público. Se o usuário permitir que o conteúdo seja público ele, provavelmente, poderá ser monitorado – ou não afinal, haja gente para monitorar todo mundo.

Agora, chamadas telefônicas, WhatsApp, Twitter (mensagens privadas) e Facebook (mensagens privadas) não podem ser monitorados e não existe (pelo menos por enquanto) nenhum acordo entre governos sobre isso. A única forma de se monitorar mensagens privadas (pelo menos no Brasil) é por meio de mandado judicial (normalmente dado para órgãos de investigação) e, normalmente, as empresas costumam preservar a segurança dos dados, como aconteceu em alguns casos.

Sendo assim, podemos afirmar que a mensagem que a aponta que partir de amanhã todas chamadas e mensagens do WhatsApp serão gravadas é falsa. Tudo não passa de mais uma balela que circulou no WhatsApp.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.